O grave acidente que aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) entre um ônibus, um caminhão e duas ambulâncias e resultou em 21 mortes e 22 feridos fez com que os capixabas se solidarizasse para doar sangue.

Em Guarapari muitas pessoas querem doar e por isso, a Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) vai disponibilizar dois veículos para levar os doadores ao Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória. 

Os carros com os doadores vão sair às oito horas da manhã desta sexta-feira (23) da sede da Setac, localizada na rua Santo Antônio, em Muquiçaba. Para conseguir o transporte é necessário realizar o agendamento através do telefone 3261-1377. 

Para dar apoio aos feridos que estão sendo atendidos nos hospitais de Vitória e que precisam de doação de sangue, a Secretaria Municipal de Trabalho Assistência e Cidadania (Setac) vai disponibilizar dois veículos para levar doadores ao Hemocentro de Vitória.

HEMOES. Para aumentar a capacidade de atendimento uma unidade móvel do Hemoes vai receber as doações de sangue no pátio do Hemocentro, em Vitória, a partir das sete horas da manhã desta sexta-feira (23).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ressalta que todas as doações são muito importantes, mas, para que todos os doadores voluntários possam ser atendidos, é necessário que as pessoas compareçam às unidades do Hemoes gradativamente. Em Vitória, por exemplo, o hemocentro estadual funciona também no sábado e estará aberto das 7h às 19 horas para receber os doadores voluntários. 

O Hemoes funciona como uma rede. Isso significa que o sangue coletado em Vitória pode ser compartilhado com os serviços de saúde de todo o estado, assim como as coletas realizadas nas unidades do Hemoes no interior do Espírito Santo (Colatina, São Mateus e Linhares) podem ser enviadas para a Grande Vitória, caso necessário.

O endereço do Hemoes de Vitória é Avenida Marechal Campos, número 1.468, bairro Maruípe. A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

Quem pode doar. Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

Os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, devem obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra: de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres. O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará pela triagem. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Onde tem Hemoes: 

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h.

– Unidade de Coleta à Distância da Serra

Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 16h.

– Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 – Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

 – Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 – Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

 – Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 – Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!