Uma ação com o intuito de combater o churrasco na praia foi realizada pela Secretaria Municipal de Fiscalização e pela Secretaria de Assistência Social na manhã de ontem (17) na praia de Setiba. A ação contou com a presença do vereador Denizart Luiz e também com o apoio da Polícia Militar.  

As placas proibitivas foram instaladas na praia de Setiba nessa semana, por isso, sabendo do movimento de sábado e de excursões que chegam bem cedo na praia nesse dia, PMs e funcionários das secretarias foram para a praia ao amanhecer do dia. O objetivo era justamente aguardar os ônibus chegarem para abordar as pessoas que tivessem ido preparadas para fazer o churrasco – uma das proibições.

Ação teve o intuito de combater o churrasco na praia

Conscientização. Duas excursões foram abordadas: de Domingos Martins e Marechal Floriano. Os turistas haviam vindo a Guarapari justamente para fazer churrasco na praia. Ninguém foi multado, nada foi recolhido, as pessoas apenas foram conscientizadas, em função das placas terem sido instaladas nessa semana proibindo não somente o churrasco, mas o som alto, o manuseio de garrafas de vidro nas areias, dentre outros itens.

A secretária Cláudia Martins Silva, secretária de Fiscalização explicou que a fiscalização deve ocorrer ao longo do ano, inclusive como forma preventiva para o próximo verão. “Nós vamos estar na praia, especialmente nessa baixa temporada, mostrando que tem realmente a fiscalização. Na alta temporada, no carnaval e no período de feriados, nós vamos nos dividir entre as praias, mas nós estamos começando a fazer já um planejamento para o verão, sinalizando as praias, mostrando o que pode e o que não pode no município”, afirmou.

Secretária de Fiscalização explicou que a fiscalização deve ocorrer ao longo do ano.

As proibições. De acordo com a secretária, “em Guarapari não pode churrasco, não pode barraca, além disso, em Setiba estamos verificando toda essa questão de trânsito, de entrada de ônibus de excursão, porque existem critérios para ordenamento e para o bem estar do turista que vem à praia. Aqui não pode estacionar ônibus na frente da orla da praia, nem nas vias principais de acesso à praia. Os ônibus têm que ficar em estacionamento licenciado. As excursões não podem vir fazer churrasco, as garrafas de vidro não podem ser usadas na praia, nem o som alto”, explicou.

árvores.  “Estaremos junto com a Secretaria de Meio Ambiente fazendo um trabalho de prevenção e conscientização. Algumas árvores já foram queimadas pelo churrasco, infelizmente está havendo um dano ao meio ambiente na praia de Setiba. Já temos algumas árvores condenadas, a Secretaria de Meio Ambiente vai vir para poder avaliar o que se pode fazer. Nós vamos também fazer um fechamento de uma lateral que é a área que tem fácil acesso para a Restinga. Estamos iniciando uma série de providências que vamos estar efetivado ao longo dos próximos finais de semana, a operação não acaba na Praia de Setiba, vai ser feita em todas as praias”, finalizou a secretária.

Deixe seu comentário

Comments are closed.