Estão abertas até o dia 21 as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Dai). Professores de inglês da rede estadual podem se inscrever e concorrer a uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

O programa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos em parceria com as Secretarias de Educação de diversos Estados, inclusive com a do Espírito Santo. A oportunidade é destinada para professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual ou municipal realizarem curso de aperfeiçoamento de até cinco anos nos Estados Unidos.

Imagem ilustrativa

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, os objetivos do programa são, dentre outros, “fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer aos participantes um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação; promover entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos; desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo; contribuir para a melhoria do ensino transformando seus professores em líderes/multiplicadores que aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos”.

Com duração de um semestre acadêmico, o programa será realizado em universidade americana com aulas e treinamento em metodologias de ensino e diversas estratégias para trabalho em sala de aula. As atividades serão realizadas de janeiro a maio de 2020 e irão incluir estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os professores interajam com seus pares.

Quem desejar participar da seleção deve correr, pois o prazo se encerra no dia 21. Para se candidatar, o professor deve “ser efetivo de língua inglesa do Ensino Médio, ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular; possuir licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2008; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês”, dentre outros itens especificados em edital.

Dentre os benefícios do programa, o professor receberá moradia compartilhada, passagens de ida e volta para os Estados Unidos, custos e taxas para participação do programa, ajuda de custo para alimentação, laptop, livros e materiais educacionais, seguro saúde, visto de intercâmbio, dentre outros.

Para informações mais detalhadas sobre o programa, acesse o site da Comissão Fulbright: https://fulbright.org.br/dai-2019-programa-de-aperfeicoamento-para-professores-ingles-nos-eua/.

Deixe seu comentário