Por Dirceu Cecatto

Cerca de 35 professores, de 21 escolas municipais do campo, em Alfredo Chaves, irão se reunir amanhã (07) para um planejamento mensal onde será abordado sobre a implantação de horta na escola. O evento será realizado das 12h30min às 16h, na Secretaria de Educação.

De acordo com a coordenadora de educação no campo, Alessandra Paganini do Nascimento, durante o planejamento os professores irão discutir metodologias que serão aplicadas com os pais de alunos e outras atividades que serão ministradas em sala de aula. “Iremos avaliar um questionário que iremos aplicar com as famílias dos alunos, onde iremos observar a alimentação dos alunos e seus familiares. Com esses dados, iremos sugerir novas práticas, inclusive o cultivo de hortaliças, já que muitas famílias possuem espaço para isso”, disse.

Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.
Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.

A pretensão da Secretaria de Educação é reabilitar as hortas nas escolas das unidades rurais, possibilitando que o aluno aprenda a aproveitar espaços em sua residência e a se alimentar melhor. “A partir da horta na escola, iremos levar a ideia para que as famílias implantem em suas casas. Iremos envolver a família para que não só o aluno aprenda as vantagens de uma alimentação saudável”, disse a titular da pasta, Vera Lúcia Bona.

Horta na Escola

No período de inverno, a maioria das escolas municipais da zona rural de Alfredo Chaves, executa o projeto Horta na Escola, onde cultivam hortaliças e temperos nos quintais na própria escola. Com a iniciativa, os alunos têm aulas multidisciplinares e orientação de como se alimentar com qualidade. Os produtos colhidos são introduzidos na merenda escolar da unidade.

Deixe seu comentário