Alunos da escola municipal Jenny Guárdia, em Cachoeiro de Itapemirim, contam com uma nova ferramenta para desenvolver habilidades de leitura e produção de texto. Eles são responsáveis pela rádio da unidade de ensino, que tem três transmissões diárias e programação com entrevistas, notícias, dicas culinárias e música.

Nova ferramenta ajuda a desenvolver leitura (Foto: Lindendorf Gréggio Neto)
Nova ferramenta ajuda a desenvolver leitura (Foto: Lindendorf Gréggio Neto)

Cerca de 80 estudantes do ensino fundamental participam da iniciativa, que é fruto de oficinas do programa de educação em tempo integral, presente também em outras 20 escolas da rede pública municipal, por meio de parceria entre prefeitura e governo federal.

Os resultados positivos da ação são notados na Jenny Guárdia, que fica no bairro São Geraldo. “Os alunos estão empolgados. Eles vão em busca de informações que possam render matérias para a rádio, em jornais e revistas, com a orientação da equipe pedagógica. Está sendo muito bom”, afirma a coordenadora Páscoa Ros.

Além de motivar os estudantes a permanecerem na escola, com uma atividade diferente, a rádio tem contribuído para a aquisição de novos conhecimentos. “Eles têm contato com novas forma textuais, estão sendo estimulados a ler ainda mais e a produzir textos dentro da linguagem radiofônica, e ainda desenvolvem a oralidade”, frisa Ros.

Os equipamentos da rádio da escola foram adquiridos especialmente para as oficinas, com recursos do governo federal. São caixas de som – estrategicamente espalhadas pela unidade –, fones de ouvido, gravador digital, mesa de som de quatro canais, microsystem, notebook e microfone.

“Mesmo com o fim da oficina, previsto para julho do ano que vem, a rádio continuará funcionando, para ser utilizada em atividades que beneficiem todos os alunos matriculados”, explica a coordenadora.

Deixe seu comentário