Pelo terceiro ano consecutivo, a Samarco está entre as cinco vencedoras do Troféu Transparência, na categoria ‘Empresas de Capital Fechado’. A premiação é concedida pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) e Serasa Experian.

O Prêmio Anefac, que está em sua 17ª edição, foi criado para incentivar a transparência corporativa no mercado, avaliando as informações contábeis, no que diz respeito à qualidade e à consistência dos dados divulgados. O prêmio reconhece as empresas que se destacam por suas boas práticas contábeis e pela objetividade nas informações; considerando a qualidade, a legitimidade e a transparência na publicação de seus Relatórios de Administração e Demonstrações Financeiras do ano anterior.

images (7)

Para a Samarco, o troféu representa o reconhecimento público de um compromisso que a empresa mantém com a sociedade: o de primar pela transparência e pela ética em suas relações e nas informações divulgadas sobre sua gestão. “A Samarco tem a conformidade com um dos seus pilares de gestão. Alinhados a essa premissa, buscamos elaborar e compartilhar nossas Demonstrações Financeiras pautados pela transparência e seriedade”, afirma Gustavo Vargas, gerente geral de Controladoria da Samarco. “A conquista da premiação pelo terceiro ano consecutivo comprova que estamos trilhando o caminho correto e avançando em busca dos mais altos padrões de excelência”, completa o executivo.

Duas mil empresas brasileiras participaram da análise do Troféu Transparência, que durou quatro meses, e foi realizada por especialistas da FIPECAFI e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Desse total, 20 foram eleitas as melhores nas três categorias da premiação. A Samarco está entre as cinco empresas de capital fechado reconhecidas como as mais transparentes em 2013. A cerimônia de premiação está agendada para o dia 26 de setembro, em São Paulo.

samarco-roller-ubu05

Melhores e Maiores – No início de julho, a Samarco foi eleita a Melhor Mineradora do Brasil pelo anuário Melhores e Maiores da revista Exame 2013. Além do título de Melhor, a Samarco ficou com o segundo lugar no ranking das maiores mineradoras, que é um dos mais tradicionais e respeitados do País. Mais de três mil empresas brasileiras foram avaliadas, em critérios como vendas, rentabilidade do patrimônio, riqueza gerada e produtividade. A publicação apresentou ainda a lista das 1000 Maiores Companhias do País, na qual a Samarco conquistou a 61ª posição. A mineradora também figura entre as 10 maiores exportadoras do País e entre as 50 maiores indústrias.

Sobre a Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma das principais empresas brasileiras de mineração, a oitava maior exportadora do País, e a segunda maior empresa no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro. Com clientes em mais de 25 países, de quatro continentes, a empresa tem, atualmente, uma capacidade nominal de produção de 22,25 milhões de toneladas anuais de pelotas, gerando aproximadamente 2,5 mil empregos diretos e 3,4 empregos indiretos.

Samarco oferece vagas para

De capital fechado, a Samarco tem duas acionistas – Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. –, que dividem igualmente o controle acionário da empresa, e possui duas unidades industriais localizadas em Minas Gerais e no Espírito Santo, que são interligadas por dois minerodutos com 400 quilômetros de extensão cada, além de um terminal marítimo próprio em Ubu (ES) e dois escritórios internacionais, em Amsterdã (Holanda) e Hong Kong (China).

Deixe seu comentário