O trabalho da Guarda Municipal oferecido aos cidadãos no município de Anchieta ganhou mais agilidade. É que já entrou em operação o sistema INFOSEG, uma Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização.  Com o novo sistema, os agentes passam a ter acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça e podem pesquisar, por exemplo, dados sobre veículos, condutores, armas de fogo e mandados de prisão.

“Esse serviço irá colaborar muito para que os agentes tenham melhores condições para trabalhar e garantir a segurança da população. A parceria resultará em um marco histórico para a Guarda Municipal, pois ampliará a capacidade de obter dados em rede nacional”, disse o prefeito Marquinhos.

{8235CEDB-8E24-48DA-1CAC-EBECDBB321EC}
O sistema reúne dados relacionados aos órgãos de fiscalização do Brasil por meio da tecnologia de informação e comunicação.

A aquisição do sistema foi possível devido a convênio firmado pela Prefeitura de Anchieta com o Ministério da Justiça. Destaca-se que a Secretaria Nacional de Segurança Pública regulamentou, por meio da Portaria nº 48, de agosto de 2012, do Ministério da Justiça, o acesso das Guardas Municipais à Rede INFOSEG.

Marquinhos Assad

“Esse serviço irá colaborar muito para que os agentes tenham melhores condições para trabalhar e garantir a segurança da população”, disse o prefeito.

Para o inspetor da Guarda Municipal, Heliomar Viana Farias, esta ferramenta proporcionará mais agilidade no atendimento das ocorrências diárias. “Anteriormente a consulta era via telefone para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) de Cachoeiro de Itapemirim, demandando tempo maior na resposta. Com este benefício, a base da Guarda será o canal direto para os agentes em serviço. A informação é disponibilizada em tempo real”, explicou.

Ainda segundo ele, “de todas as Guardas Municipais do Espírito Santo apenas as de Cachoeiro e de Vitória utilizam o INFOSEG. A de Anchieta será a terceira instituição a utlizar o sistema. É um grande avanço!”, disse.

INFOSEG

A rede INFOSEG é uma estratégia de integração das informações de segurança pública. O sistema reúne dados relacionados aos órgãos de fiscalização do Brasil por meio da tecnologia de informação e comunicação. A rede tem por objetivo integrar as informações sobre segurança pública, justiça e fiscalização, como dados de inquéritos, processos, armas de fogo, documentos de veículos, condutores, mandados de prisão, entre outras.

Deixe seu comentário