O memorial mais concorrido da recente história da humanidade foi o de Nelson Mandela, mas a lembrança mais comentada que temos ao fazermos uma busca sobre este evento no Google é o SELFIE (Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato)protagonizado pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama, o primeiro ministro do reino unido David Cameron e sua homóloga dinamarquesa HelleThorning-Schmidt. Quem foram os responsáveis por imensurável façanha – a de sobrepor momentos relevantes e merecer milhões, quiçá bilhões de comentários? Foram os mesmos que no dia a dia se tornaram nossos companheiros fiéis…(para muitos insubstituíveis) o celular e a câmera fotográfica – a mesma do fotógrafo da AFP Roberto Schmidt que registrou a cena.

O Brasil conta hoje com mais de 201 milhões de habitantes, segundo o IBGE, e mais de 267 milhões de aparelhos celulares, segundo a Anatel, em dados de Agosto de 2013. Sabemos que um grande número desses equipamentos permite o registro de fotos e vídeos, equipamentos cada vez mais sofisticados….

Na nossa coluna de estreia, semana passada, https://www.portal27.com.br/fotografia-o-desafio-do-olhar, falamos um pouco sobre a discussão “equipamento fotográfico X qualidade da imagem”, nos levando a refletir sobre alguns “pré conceitos” que acabamos tendo em nosso dia a dia, no que se refere à Fotografia.

Mas será que a capacidade fotográfica desses novos equipamentos multi funções é o fator decisivo no momento de efetuar a compra? Acredito que não… O que tenho visto é a capacidade de conectividade desses aparelhos, esta sim ser decisiva para a escolha de qual aparelho comprar… Se há acesso à internet e às redes sociais, programas e “App´s” de fácil utilização para registro e compartilhamento de imagens, sejam elas com baixa ou alta resolução, não importa… O que importa é mostrar e ser mostrado… Onde está, o que come, o que está fazendo, o que comprou, com quem está, onde vai … Pouco importa se aquela informação é relevante ou não para quem está do outro lado, cliente daquela imagem… Sem falar da profusão de fotos no espelho, que parece sernão só infindável, além de parecer ser este tipo de foto o cartão de visitas dos perfis sociais …. É a moda do SELFIE….

Então, nos pareceria que o TER, o PARECER, e o ESTAR têm tomado cada vez mais o lugar do SER… Fotografia, Fotografia Minha, Existe alguém mais belo do que eu!?!?Poderia facilmente profetizar uma moderna Rainha Ravenna, a madrasta da Branca de Neve…

A pergunta parece contraditória, pois a ideia de beleza convoca justamente o verbo SER, SER BELO…. Mas entendo que não, porque este SER BELO hoje vem revestido de ESTAR belo, PARECER belo, TER beleza…. Devemos lembrar que a verdadeira beleza de uma pessoa, não se vê no espelho, não se vê no celular, não se vê numa fotografia… tampouconum SELFIE… a beleza não se reflete… Apenas se irradia a quem está a sua volta….

Então, fica aqui a minha sugestão, para que SEJAMOS BELOS, a cada dia, por nós mesmos, não PELO outro, não PARA o outro…. Quem sabe, tirar um pouquinho do tempo das postagens nas redes sociais, e dedicar um pouquinho desse tempo a quem está ao nosso lado, ou até mesmo, buscar ESTAR ao lado de quem se quer bem, de quem nos quer bem, nos torne MAIS BELOS?!?!

Deixe aqui no site o seu comentário, sua opinião, sobre este assunto, ou até mesmo sugestão de assuntos para as próximas colunas, ok? Receba meu abraço!!! Ótimo fim de semana!!!

Muito além dos SELFIES, fotografando e curtindo na Praia de Santa Mônica - Guarapari - ES
Muito além dos SELFIES, fotografando e curtindo na Praia de Santa Mônica – Guarapari – ES
Deixe seu comentário