A Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro, terá uma programação especial no Estado. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizará diversas atividades voltadas para a promoção da segurança no trânsito, um dia de ações e serviços para os cidadãos, seminário temático e premiação de bons condutores capixabas. Todas as ações terão como foco o tema estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito neste ano: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

detran-snt_2016As ações começam já nesta semana. A partir desta terça-feira (13), a equipe do Detranzinho, o espaço de educação do órgão, realizará ações educativas no Estado com palestras e atividades para crianças, adolescentes e adultos demonstrando a importância do respeito às leis e das boas práticas para um trânsito mais seguro. Também serão feitas ações de abordagens nas ruas da Grande Vitória para conscientizar as pessoas do perigo do uso do celular. As ações ainda levarão atividades lúdicas sobre trânsito com cinema, distribuição de cartilhas e jogos interativos para as ruas de Aracruz, no próximo sábado (17), e de São Mateus e Nova Venécia, no sábado seguinte, dia 24.

Na quarta (21) e na quinta-feira (22) da próxima semana, o Detran|ES realizará o ‘I Seminário de Trânsito e Cidadania’, no Centro de Convenções de Vitória, que tem o objetivo de conscientizar o cidadão a desenvolver atitudes e comportamentos seguros no trânsito e disseminar informações sobre os projetos que vêm sendo conduzidos pelo órgão.

Blitze_transitoO evento terá como palestrantes especialistas em trânsito de todo o país para debater o assunto com um público de profissionais de órgãos como Detran|ES, DER, DNIT e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar; de Centros de Formação de Condutores (CFCs); de setores de Trânsito e Educação de Prefeituras; de clínicas; além de estudantes de Engenharia, Psicologia e Pedagogia; servidores de outros órgãos públicos que atuam com o tema trânsito e demais interessados.

Também na quinta (22), o Detran|ES fará uma homenagem a condutores do Estado e servidores do órgão com mais tempo de habilitação e sem nenhum registro de infração com a entrega do prêmio de ‘Bom Condutor’. Também será feita a entrega de placas de homenagem aos participantes da Campanha do Apoio Psicológico às vítimas de acidente de trânsito e familiares.

Para encerrar a semana, no sábado (24), será realizado na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport) o “Dia D do Detran|ES”, uma oportunidade para o cidadão solicitar serviços relacionados à habilitação e aos veículos, orientação jurídica para recursos de multas e indicação de condutor, além de orientações básicas sobre mecânica, revisão de motocicleta, ajuste e lubrificação de bicicletas. Também serão disponibilizados outros serviços como aferição de pressão e glicemia, orientações de saúde bucal, boletim de acidente de trânsito, emissão de documentos de identidade e cadastro de via expressa.

O público também poderá participar de ações educativas e de uma demonstração que simula uma colisão veicular, reforçando a necessidade do uso do cinto de segurança, assistir a uma simulação de resgate de vítima presa às ferragens de um veículo e, ainda, assistir à apresentação de ginástica artística e a jogos.

Deixe seu comentário

Comments are closed.