O Radium Hotel, localizado no Centro de Guarapari, foi inaugurado no ano de 1953 e tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), em 1998. A construção foi um dos mais grandiosos hotéis cassinos do país, recebendo celebridades ilustres. Hoje, no entanto, seu destino é incerto: alguns desejam que o local sedie um Spa, outros querem que se torne um museu. Para discutir esse impasse, a Rede de Desenvolvimento de Guarapari (RDG) convida a população para uma reunião.

Radium Hotel, localizado no Centro de Guarapari, foi inaugurado no ano de 1953 e tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), em 1998. Foto: Marcelo Moryan

O patrimônio foi inserido no programa do Governo Estadual e aguarda uma Parceria Público Privada (PPP), que visa o desenvolvimento econômico da cidade. A reunião organizada pela RDG, movimento voluntário suprapartidário, ocorrerá nesta quarta-feira (17), das 16h às 18h, no Hotel Atlântico e tem por objetivo discutir o processo de concessão do Radium Hotel, a ser apresentado pelo Subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Merizio.

Subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Merizio.

SPA. Segundo o Subsecretário, “O programa do governo permite que as empresas indiquem seus investimentos, mas será a Secretaria Estadual de Turismo (SETUR-ES), juntamente com o munícipio de Guarapari, que irá definir o que será feito no espaço”. De acordo com ele, um dos possíveis destinos é a transformação do espaço em algo voltado para o turismo de saúde, como um SPA de areias monazíticas, por exemplo.

Essa destinação, entretanto, não agrada a todos e já foi debatida no ano de 2018, em uma consulta pública realizada pela SETUR-ES, no dia 27 de Outubro. Na ocasião, parte da sociedade civil organizada manifestou interesse na transformação do Radium Hotel em um museu, escola técnica para formação de mão-de-obra qualificada para as áreas de hotelaria e turismo ou Centro Cultural, a fim de fomentar e visibilizar a produção cultural local.

Portanto, é fundamental o engajamento da população no debate e  desenvolvimento de uma proposta que beneficie a cidade. Para confirmar sua presença na reunião, envie um e-mail para eventos@kasal.com.br .

Por Nicolly Credi-Dio

Deixe seu comentário