A  Federação Capixaba de Pesca e Lançamento (FECAPE) realiza anualmente campeonatos estaduais de pesca e lançamento, que só podem contar com a presença de atletas federados, mas, no decorrer de cada ano realiza também vários torneios abertos, quando atletas não federados também participam.

O Campeonato Estadual deste ano é composto de 04 provas de pesca e duas de lançamento, tendo o número de 89 atletas inscritos. Neste domingo, 19/10, acontecerá a quarta etapa do torneio de Pesca, no bairro Santa Mônica, em Guarapari.

Torneio_de_Pesca_2014-10-16
Neste domingo, 19/10, acontecerá a quarta etapa do torneio de Pesca, no bairro Santa Mônica, em Guarapari.

Em relação à etapa a ser realizada em Santa Mônica, aqui vão algumas considerações:

1) A previsão de participantes é de 80 atletas;

2) A praia será dividida por categorias e cada categoria em setores, que serão subdivididos em raias. Ao todo serão 05 categorias, 10 Setores e 89 Raias;

3) A duração da prova é de 4 horas, divididas em 3 etapas de 01h20min cada, ao fim de cada etapa, haverá um intervalo de 15min para que cada atleta mude de raia, ou seja, cada atleta pescará em 03 raias distintas;

4) O início da prova está previsto para as 8h com término previsto para 12h30min;

5) A contagem e pesagem dos peixes capturados serão efetuadas no Bar do Dunga, na praia de Santa Mônica;

6) O Sistema de Pontuação se baseia na quantidade de peixes capturados e no peso total alcançado por eles. Cada peixe pescado vale 2 pontos e cada 100g vale 1 ponto.

Considerações importantes:

Todas as etapas realizadas contam com a autorização do Ministério da Pesca e fiscalização do Ibama, inclusive tendo os atletas que respeitar uma tabela de tamanhos mínimos para captura que foi elaborada pelo instituto.  Os participantes são obrigados a possuir a licença de pescador amador expedida pelo Ministério da pesca. Os peixes capturados, em sua totalidade, sempre são doados a instituições de caridade. Foram capturados nas três primeiras etapas 1.562 peixes com um peso total de 87 Quilos.

Com informações da prefeitura e Washington Luiz Almeida de Oliveira – Presidente da FECAPE.

Deixe seu comentário