Anunciado em maio, o aumento nos valores de multas entra em vigor a partir do próximo dia 1º de novembro. Além disso, o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) vai alterar alguns tipos de infrações. Como exemplo, está a utilização de celulares no veículo: tanto faz se o condutor está fazendo uma ligação ou não, pois basta estar segurando o celular para ser autuado, mesmo se estiver parado no semáforo.

O motorista que usar o celular ao volante agora será penalizado de maneira mais rigorosa. A infração será considerada gravíssima, resultando em sete pontos na CNH, além de multa de R$ 293,47. As mudanças foram anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

divulgacao
Basta estar segurando o celular para ser autuado, mesmo se estiver parado no semáforo.

Atenção. Para Vanderlei Magalhães, supervisor de vendas da Tai Motors, concessionária Hyundai no Estado, o item é um dos maiores vilões para uma direção segura: “Os motoristas andam muito colados, sem respeitar os 10 metros de distância do carro da frente. Então, todo cuidado é pouco, não se pode perder a atenção. Percebo muito no trânsito pessoas passando torpedos ou postando publicações nas redes sociais enquanto dirigem. Eu entro no carro e, mediatamente, desligo o celular, é um hábito”, sugeriu.

Magalhães acredita que a utilização de acessórios multimídia do carro pode contribuir para que o motorista não perca a atenção utilizando o celular. “Hoje, comandos no volante deixaram de ser um luxo, são uma necessidade”, afirma.

Direção segura. Além do telefone celular, Vanderlei também destacou, entre outros riscos na direção: “Para evitar transtornos, a principal recomendação é parar o veículo para realizar tarefas necessárias, como retocar a maquiagem, comer ou até mesmo manusear o rádio”. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran ES), em 2015 foram 48,3 mil acidentes de trânsito registrados em todo o Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!