As UTIs do Hospital Francisco de Assis (HFA), que constituem o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) iniciaram o funcionamento no começo de junto (03). São 07 Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (Utins), destinadas ao atendimento de recém-nascidos de até 28 dias e 03 Unidades de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip) para crianças de até 12 anos.

UTI Neonatal (2)
São 07 Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal (Utins).

Essa é a primeira vez que o município conta com leitos intensivos. “Esses leitos são destinados para o atendimento interno com o intuito de absorver a demanda do hospital e, consequentemente, do município”, explica a gerente de enfermagem, Keila Martins.

Segundo a profissional, a estrutura vai permitir suporte aos casos mais graves, como atendimento aos bebês prematuros e quadros de insuficiência respiratória, além de outras enfermidades que necessitam de atenção especial.

O investimento total para a aquisição dos equipamentos foi em torno de R$ 600 mil e incluem monitores cardíacos, ventiladores pulmonares, isoletes e UCIS (berços especiais).

hifa
O HFA é um hospital geral filantrópico. Foto Wilcler Lopes

Desde o dia 22 de abril, toda a equipe de médicos intensivitas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, receberam treinamentos e participaram de capacitação. No total, 23 profissionais serão responsáveis pelo CTI.

Sobre o Hospital.O HFA é um hospital geral filantrópico, referência no atendimento materno-infantil, que assumiu a estrutura da ex-Unidade de Pronto-Atendimento Infantil (UPAI), na Praia do Morro. O atendimento é voltado para urgência e emergência às gestantes e crianças de até 12 anos.