Será realizada a 5ª Conferência Municipal das Cidades do Município de Guarapari. Com o Tema: “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já!”, o evento será feito no dia 15 de maio. O objetivo é avançar na construção da Política Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Expansão Econômica SEDEC e de Planejamento Rural e Urbano SEMPRAD, realiza o evento tendo em mente os seguintes itens:

Articular e integrar as diferentes esferas e políticas urbanas – Política Municipal Habitação; Acessibilidade e Mobilidade; Transportes e Trânsito; Saneamento Ambiental e Meio Ambiente; Regularização Fundiária do Município e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em conformidade ao Plano Diretor, direcionando as propostas para todas as esferas da Federação.

O encontro indicará prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado e Municípios, ligados ao desenvolvimento urbano e rural. A etapa municipal encaminhará os documentos sistematizados e consolidados em formulário próprio a ser disponibilizado pelo Ministério das Cidades para a Comissão Preparatória Estadual e Coordenação Executiva da 5ª Conferência Nacional das Cidades, em até 10 dias após a sua realização.

A 5ª Conferência Municipal da Cidade de Guarapari elegerá 12 (doze) delegados (as) e respectivos suplentes para a 5ª Conferência Estadual, que será realizada nos dias 19 e 20 de setembro de 2013.

A Conferência Municipal deverá ter a participação de representantes dos diversos segmentos das seguintes categorias:

I – gestores, administradores públicos e legislativos – estaduais, municipais;

II – movimentos populares;

 III – trabalhadores, por suas entidades sindicais;

 IV – empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano;

V – entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais;

VI – ONG´s com atuação na área do Desenvolvimento Urbano.

Programação:

8h30: Credenciamento

9h: Abertura

9h30: Palestra de abertura com o tema da conferência

10h30: Leitura e aprovação do Regimento Interno

10h50: Formação dos grupos de trabalho para análise e discussão dos temas nas salas de debate

12h: Intervalo para o almoço

13h30: Reinício dos trabalhos nas salas de debate

14h30: Apresentação dos relatórios pelos grupos temáticos e aprovação das propostas em plenária (10 minutos para cada grupo)

15h40: Encaminhamento e escolha de delegados para a etapa Estadual

16h40: Encerramento

Com informações ASCOM/ Prefeitura de Guarapari