Por Dirceu Cecatto

O gosto pela leitura dos 17 alunos da escola municipal de Vila Nova de Ribeirão, no interior de Alfredo Chaves, resultou no envolvimento da comunidade para a construção de um espaço exclusivo para fomentar a leitura. Denominado Casinha Divertida, o local foi inaugurado na última sexta-feira (10).

A solenidade contou com a participação dos familiares, da equipe pedagógica da Secretaria de Educação, da secretária Vera Lúcia Bona e do prefeito, Roberto Fiorin.

A Casinha Divertida foi construída com madeira e outros materiais em uma área da escola e terá como objetivo transformar o momento da leitura em um rico ambiente de interação e aprendizado. O espaço será utilizado para as disciplinas de português e educação artística com um acervo de mais de mil exemplares entre coleções de literatura infantil, fábulas e contos.  No local serão ainda desenvolvidos projetos culturais e jogos.

Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.
Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.

Segundo a titular da pasta, Vera Lúcia Bona, a iniciativa faz parte dos projetos de incentivo à leitura e de participação dos pais na escola. “Temos percebido maior rendimento dos alunos quando são acompanhados pela família. A escola precisa desta parceria para que as atividades desenvolvidas em sala de aula não se percam devido o desinteresse do aluno. Pretendemos estender o projeto para outras escolas”, garantiu Vera.

A professora da unidade, que é uma escola multisseriada, Marlene Baltazar, disse que a construção do espaço foi feita com a parceria dos pais de alunos. “Eles doaram parte dos materiais e a mão-de-obra. Fiquei surpresa com a  colaboração e já notei a empolgação das crianças para as aulas”, comemorou.

Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.
Foto: ASCOM/Prefeitura de Alfredo Chaves.

Quem aprovou a ideia foi a aluna do 3º ano, Bruna Pereira, 08 anos.  Ela disse que vai para a escola mais feliz. “Fico torcendo para chegar a hora de ir para a casinha e escolher qual livro vou levar para casa”.

O prefeito Roberto Fiorin parabenizou a iniciativa dos pais dos alunos. “É uma importante colaboração da comunidade para o desenvolvimento do saber. A comunidade ofereceu um presente muito grande para essas crianças: o saber”, comentou.

Deixe seu comentário