Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (28) o vereador Lennon Monjardim solicitou que a Prefeitura de Guarapari tome novas medidas para resolver o problema das pessoas em situação de rua na cidade.

Morador de rua dormindo na Praça dos Golfinhos, em Muquiçaba. FOTO: Rafaela Patrício

Em seu discurso o parlamentar afirmou que “os moradores de rua e andarilhos que residem em nossa cidade não estão sendo amparados. Acho que o Poder Executivo poderia estar olhando isso através da Secretaria de Saúde, porque isso é saúde, e a Setac, principalmente”.

O vereador também lembrou que essa questão foi mencionada pelo prefeito em seu discurso de posse. “Quero lembrar ao prefeito Edson Magalhães que na sua posse ele relatou com bastante clareza que iria dar ênfase a essa área.  Então peço ao prefeito que ampare essas pessoas que estão em nossas ruas jogadas”.

 Ele também fez um apelo especial para que ajudem um morador de rua. “O Marquinho, muita gente conhece é um morador de rua lá de Muquiçaba, um filho da nossa terra e excelente trabalhador. Ele era ambulante, vendedor de empadas na Praia do Morro e suas empadas eram consideradas uma das melhores da cidade. Esse rapaz está pelo menos um ano sem tomar banho, com unhas enormes, roupa rasgada e um odor que ninguém consegue chegar perto. Quero pedir que a gente consiga através dessas duas secretarias dar um banho e deixa-lo em condições dignas”.

PREFEITURA: A Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (SETAC) informou que só neste primeiro trimestre deste ano foram realizadas, através da Casa Dia, 08 internações no Centro de Recuperação, 02 abrigados na Residência inclusiva da SETAC, e 67 pessoas já foram encaminhadas para suas cidades de origem, sendo 08 pessoas para Vitória, 06 para o interior do Estado, 22 passagens para local de origem( BA, SP, RJ, MG)e 31 pessoas para Campos,RJ. No momento mais 03 aguardam passagem.

Esse trabalho tem acontecido de forma intensificada e a gestão municipal entende que a volta para a cidade de origem e o reencontro com as famílias é de extrema importância para a vida desses moradores em situação de rua.

Para os que continuam na cidade, diariamente a Casa oferece banho, higiene pessoal e café da manhã. A secretaria tem analisado a melhor forma de fazer um abrigo para hospedagem noturna ou albergue para atender a população de rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!