DOCE MARAVILHA

Guarapari é uma cidade conhecida internacionalmente pelas suas belezas naturais, mas também há outras maravilhas que fazem parte da história do município. Entre elas está uma doçaria diferenciada que encanta moradores e turistas há 30 anos. Sem ser redundante, a Sonho de Mel é um sonho que se tornou uma deliciosa realidade no paladar de todos que moram ou que vêm a Guarapari passear.

A primeira loja do Sonho de Mel era em uma pequena porta.

O COMEÇO

Quem está no comando dessa tradição da culinária de Guarapari é Rosinha Oliveira, que ainda hoje faz questão de observar e preparar todos os detalhes da produção das delícias que compõem o cardápio da Sonho de Mel. “Eu trabalhava em um banco, acordava de madrugada e ia para a produção da Sonho de Mel, retornando novamente ao final da tarde, após o expediente bancário”, explicou ela sobre o começo da empresa que funciona até hoje no mesmo endereço na avenida Joaquim da Silva Lima no Centro da cidade, na galeria do Edifício Nelson Amorim.

No começo Rosinha tinha uma sócia, mas depois tocou a Sonho de Mel em parceria com a própria mãe, Dona Edith Gaviorno. Sem experiência na cozinha ela aprendeu “na marra” a se virar. “Eu queimei e solei muito bolo. Fazia brigadeiro que se jogasse na parede trincava de tão duro. Mas, como diz o ditado “a necessidade faz o sapo pular”. Eu sou o tipo de pessoa que se tem que fazer, tem que fazer bem feito. Então eu comecei a fazer cursos, fui para Rio e São Paulo em busca de conhecer novas receitas”, conta.

Equipe unida e preparada para o atendimento.

RECEITAS PRÓPRIAS

Nessas viagens ela ia experimentando, degustando, descobrindo e montando as suas próprias receitas, que encantavam e continuam encantando os clientes. “Eu ia nas doçarias e padarias famosas do Rio, experimentava, misturava os sabores, juntava o melhor de cada receita e ia fazendo minhas próprias criações”, disse ela que continua se atualizando até hoje.

INOVAÇÃO

A mãe de Rosinha, ao mesmo tempo que ajudou na fundação da Doçaria Sonho de Mel, montou também um café expresso na mesma galeria. “Foi o primeiro café expresso de Guarapari. Minha mãe sempre teve um tino muito grande para o comércio”, explica Rosinha.

Sonho de Mel é uma doçaria diferenciada que encanta moradores e turistas há 30 anos.

O café cresceu oferecendo novas opções como caldos e também foi um sucesso de público. Com o tempo elas decidiram juntar as lojas, as receitas e ampliar o espaço. O resultado foi de mais clientes satisfeitos com todos os sabores oferecidos pela Sonho de Mel.

SUCESSO DAS DELÍCIAS

É impossível não se deixar contagiar pelos sabores da Doçaria, seja qual for a delícia escolhida para acompanhar o seu lanche. Falando das delícias criadas por Rosinha, uma das receitas de salgado mais antigas e mais procuradas na Sonho de Mel é a famosa coxinha de frango com catupiry. Feita com todo cuidado na preparação, no peso e na quantidade de ingredientes, ela tem um sabor diferenciado e já é tradição para os clientes. “Todos os funcionários que fazem parte da produção são treinados por mim. Eu prezo muito a qualidade”, detalha ela.

O atendimento diferenciado é fruto de funcionários satisfeitos.

QUALIDADE NOS MÍNIMOS DETALHES

Outro detalhe da preocupação com a qualidade, é que existe uma caixinha de sugestão para os clientes. Rosinha acompanha essa caixinha e qualquer reclamação que chega é levada para toda equipe, para que a situação seja corrigida. “Eu dou muita atenção a isso. Quero oferecer produtos de qualidade aos clientes. A cada dia eu quero melhorar mais”, diz.

Com 30 anos, a família Sonho de Mel se formou.

30 ANOS – FESTIVAL DAS DELÍCIAS

E para comemorar seus 30 anos, a Sonho de Mel tem feito durante todo o mês de agosto Festivais com várias delícias a preços promocionais para os clientes. Já aconteceu o Festival de caldos, tortas e de salgados que têm feito muito sucesso – os próximos serão:

21 a 26 – Festival de Café com Mini Pão de Queijo

28 a 31 – Festival de Mini Tortas

“Vamos voltar no final do mês com o Festival de Caldos também – de 28 a 31, pois os clientes pediram mais… e iremos trazer surpresas”, explica.

PARCERIA

Com todo esse sucesso, a Sonho de Mel não para de inovar. Com apoio e assessoria da agência Projetos & Design, comandada pelo publicitário Marcelo Moryan, eles têm investido em novas mídias para estarem cada vez mais próximos dos clientes. “Há 22 anos o Marcelo é maravilhoso no atendimento e entendimento das minhas ideias – para o nosso aniversário de trinta anos não foi diferente. Eu avisei que queria comemorar com minha equipe e com meus clientes de uma forma intimista. Então definimos um calendário de promoções que trouxe um retorno incrível. Está com uma abrangência muito boa. Todos estão gostando”.

O grande apoio que Rosinha teve para construir o Sonho de Mel foi em sua mãe, Dona Edith Gaviorno.

AGRADECIMENTOS

Essa junção de trabalho, família e bons funcionários fazem parte da história da construção e do sucesso nesses 30 anos da Sonho de Mel.  E se você perguntar a ela o segredo disso tudo, ela diz que “É dedicação, é gostar do que faz! Eu nunca posso dizer que com 30 anos sei tudo. A cada dia eu estou aprendendo”, afirma.

Rosinha e seu braço direito, o gerente Fábio.

É na hora de agradecer que Rosinha mais se emociona e faz questão absoluta de enfatizar detalhes… afinal 30 anos é uma vida: “Agradeço primeiramente a Deus, pois sem a fé não somos nada. É impossível citar todos os que fizeram e fazem parte dessa história, mas não poderia deixar de agradecer àqueles que me inspiram – Minha mãe que sempre me ensinou sobre o significado do trabalho, meu fiel escudeiro, parceiro e amigo que há 28 anos está ao meu lado, José Fábio do Nascimento Pinheiro (Gerente), meu querido irmão Paulo César de Oliveira, o casal de amigos Lelei e Silvana Daniel, meu amado filho e companheiro de todas as horas Felipe Oliveira Nobre e a Anderson Faria Nobre. Em especial quero citar a Dona Maria Helena do Nascimento Pinheiro (Nenena), uma segunda mãe para meu filho e para mim”, finaliza emocionada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!