Valéria Varlen pode ser considerada a “melhor amiga” de muitos homens e mulheres que buscam emagrecer. Uma das nutricionistas mais procuradas da cidade, atende desde os mais gordinhos aos mais magrinhos que buscam uma alimentação mais saudável e consequentemente qualidade de vida.

Vinícius Rangel
O jornalista emagreceu 37kg.

Em nove anos de profissão, um dos pacientes que a nutricionista teve mais orgulho foi o jornalista Vinícius Rangel. Aos 23 anos de idade, Vinícius emagreceu 37kg. “Muitos pacientes nos procuram com uma meta, como o de emagrecer até um casamento ou uma formatura. Já o Vinícius não. Um dia ele chegou no consultório e disse: Valéria eu quero mudar meus hábitos alimentares e eu quero qualidade de vida. No começo tivemos muitas dificuldades. Sofremos juntos, porque não é fácil mudar os hábitos da noite para o dia. E depois de alguns meses, vendo que a mudança foi para melhor, ele não parou mais. E hoje eu vendo o Vinícius participando de corridas é um grande orgulho. E acredito que ele não vai querer mais voltar a ser como antes”, conta a nutricionista.

Para o jornalista, o resultado do trabalho da profissional também é motivo de orgulho. “Tivemos um acompanhamento de agosto de 2015 a janeiro de 2016, através de um projeto de uma academia da cidade. Valéria soube apontar quais eram os nossos principais objetivos para termos sucesso nos resultados. Foram 37kg eliminados com uma reeducação alimentar sem muito sofrimento. Em todas as nossas consultas, dizia que ela era a minha psicóloga, me ouvia bastante e explicava quais eram os melhores caminhos”, declara ele.

Josielli Maioli
A ciclista procurou a nutricionista para emagrecer mais.

Com a paciente Josielli Maioli a meta também é a de emagrecer, mas com a ciclista o trabalho foi diferente. “Essa minha paciente é um exemplo da tese como emagrecer quando o corpo estagna. Ela já vinha pedalando há algum tempo, mas depois de perder alguns quilos, ela resolveu me procurar porque não conseguia emagrecer mais. Com a alimentação adequada a paciente está conseguindo perder ainda mais, e caminha na direção certa para alcançar o objetivo dela”, explica Valéria.

Consulta. A nutricionista conta que geralmente os serviços mais procurados são pelas pessoas que querem emagrecer e tem algumas dificuldades para perder peso. Mas Valéria Varlen também atende gestantes e crianças. Acredita-se que com uma alimentação mais natural, conhecida hoje como Nutrição Funcional, é possível alcançar melhores resultados. Nestes casos, o profissional desenvolve um trabalho com alimentos mais saudáveis para que todos possam alcançar o objetivo.

Valéria Varlen
Em nove anos de profissão, a nutricionista comemora a alimentação saudável de muitos pacientes.
Teoricamente, tudo que a gente come em excesso, a gente precisa gastar para não engordar. Claro que as dietas e os planos alimentares vão de acordo com cada organismo, é tudo bem individualizado. Há ainda pessoas que precisam comer mais do que de costume para emagrecer, isso é verificado através de uma anamnese alimentar. Ficar muito tempo sem comer não é o melhor caminho.

Dicas de uma alimentação saudável:
 Consuma alimento de verdade, ou seja, menos processado e industrializado. Faça trocas inteligentes;
 Prefira alimentos integrais a refinados;
 Substitua açúcar refinado por açúcar mascavo, demerara, mel, açúcar de coco;
 Substitua suco de caixinha e refrigerante por suco natural;
 Substitua queijo amarelo por queijo branco tipo frescal;
 Não abuse do sal, prefira temperos naturais (salsinha, cebolinha, cebola, alho, louro, cominho, entre outros);
 Substitua óleos refinados (soja, milho, canola) por óleo de coco e azeite extra virgem;
 Substitua o leite integral por semi ou desnatado ou ainda por leite de coco e leites vegetais (arroz, amêndoas);
 Na escolha entre margarina e na manteiga, aposte na manteiga, hoje temos a opção da manteiga ghee;
 Evite a maionese e prefira geleia natural, pasta de amendoim, guacamole, etc;
 Evite frituras, prefira cozidos, assados e grelhados;
 Tenha uma boa ingestão de água por dia, entre 2 a 2,5 litros;
 Alimente-se de 3 em 3 horas.

pasta de amendoim
Pasta de Amendoim. Foto: CozinhaTravessa

Confira a receita da Pasta de Amendoim:
Ingredientes:
– 2 xícaras de amendoim sem casca
– 1 colher de sobremesa de óleo de coco
– Adoçante sucralose em pó (diabéticos) ou açúcar mascavo ou demerara ou mel à gosto
Modo de preparo:
– Torrar o amendoim descascado por aproximadamente 25 min, mexendo com uma colher para torrar dos dois lados da oleaginosa;
– Desligue o forno e deixe esfriar um pouco;
– Triture no liquidificador com o óleo de coco e adicione a sucralose ou açúcar mascavo (à gosto).
Observação: Ao triturar deve-se ter paciência, que a mistura vai se transformando. Vira uma farofa primeiro, mas depois vai virando uma pasta!

Para agendar consulta com a nutricionista Valéria Varlen, basta entrar em contato através dos telefones 3361-1093 (Pronto baby – Muquiçaba) ou pelo 3261-1755 (Pathernon – Centro)

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