Tereza aproveitou a última sessão (8) para pedir a limpeza da Rua das Camélias, em Iriri. Assim com ao retirada dos entulhos, a passagem da máquina e a troca das lâmpadas de algumas ruas da comunidade. Essa não é a primeira vez que a parlamentar faz essa solicitação. A sugestão é antiga, mas ainda não foi atendida.

Ela ainda fez um voto de Profundo pesar pelo falecimento de Jorge Eduardo Costa dos Santos, morador de Iriri. “Que Deus dê o conforto aos familiares e que através da mensagem que deixo a dor da perda possa se transformar em boas lembranças”, afirma.

Durante a mesma sessão, todos os vereadores apresentaram o requerimento que mencionaram na penúltima sessão (1) quando a comunidade de Nova Anchieta esteve presente e, por meio de seus representantes, fez diversas reivindicações para o bairro.

Entre os pedidos estavam: instalação de pontos de ônibus, iluminação pública, pavimentação e outros. Para reafirmar as solicitações a administração municipal, vereadores assinaram um requerimento com os desejos dos moradores.

Merinha requereu uma prestação de contas do FUNDEB ao Prefeito de Anchieta, referente ao período de janeiro à dezembro de 2013. Assim como a cópia das atas das reuniões do Conselho do FUNDEB, em especial, as em que há a aprovação das contas e decreto de nomeação dos membros.

“Faço o pedido diante de tantas cobranças que os funcionários da Educação e para que possamos passar as informações concretas para os professores do município sobre a aplicação das verbas de valorização da educação básica”, conta.

Ela ainda solicitou indicou a instalação de radares na BR 101 no trecho entre Limeira e Jabaquara. O pedido vem de encontro aos pedidos dos moradores das comunidades citadas. 

O parlamentar Válber solicitou a Secretaria de Meio Ambiente que apresente com rapidez documentação onde informe como é realizado o monitoramento e a fiscalização das partículas suspensas que é feito pelo órgão.

Ele ainda pediu ao Gerente de Relações Institucionais da Samarco, Rodolpho Samorini, envie para a Casa um documento onde são listados os equipamentos utilizados para minimizar a produção de partículas suspensas. Além de especificar se em dias de chuva os procedimentos são diferentes.

“Faço esses pedidos, pois esses problemas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas levantaram esses questionamentos nos cidadãos, que também estão preocupados com a qualidade de sua saúde”, conta.

O vereador também fez votos de Congratulações e Louvor ao Sindicato de Produtores Rurais de Anchieta e Piúma. Assim como a toda a comunidade de Dois Irmãos, pela realização da “2ª Edição da Festa da Roça”, que aconteceu no dia 30 de março.

Na mesma sessão, Zeco Rovetta requereu que a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento estude a possibilidade de distribuir sementes de hortaliças e mudas frutíferas para famílias de agricultores do município.

Robinho indicou a construção de uma quadra poliesportiva no bairro Ponta de Castelhanos. De acordo com o vereador essa é a vontade da comunidade que, inclusive, fez essa solicitação no Orçamento Participativo e já área destinada para esse fim.

Ele ainda solicitou ao Prefeito informações a respeito da Procuradoria Municipal. Robinho explica que Anchieta não tem um procurador efetivo e, por isso, ele quer saber quem é o titular da conta destinada ao depósito do município referente aso honorários da Fazenda Pública Municipal. Assim como qual é o embasamento legal utilizado, já que não há um procurador efetivo.

“Faço o requerimento tendo em vista a autonomia dos Procuradores Municipais que representam o município e considerando os valores de honorários pagos a eles que, por lei, atuam nos processos fiscais da cidade”, explica.

O vereador ainda pediu ao Governador do Espírito Santo que considere a “eternização” do dia 3 de abril no Calendário do Estado em homenagem a canonização do Beato José de Anchieta.

Deixe seu comentário