Na noite do último dia (18), no Hotur hotel, a Associação dos Artesãos de Guarapari recebeu o deputado estadual e presidente da comissão de Turismo Assembleia, Carlos Von, para apresentação de projeto artesanal “Mundo da Arte”, com finalidade de ativar um espaço cultural onde possam expor durante todo ano seus trabalhos artesanais.

Na noite do último dia (18), no Hotur hotel, a Associação dos Artesãos de Guarapari recebeu o deputado estadual Carlos Von

Para Leidy Santos, presidente da Associação, a presença do deputado Carlos Von representa o apoio que a categoria necessita. “O deputado abraçou a causa e é uma pessoa que sempre esteve conosco nos ajudando e incentivando para que continuássemos a mostrar nosso trabalho. E sabendo de nossas dificuldades, temos certeza que ele não medirá esforços para nos ajudar”, disse.

Composta por nove integrantes a associação enfrenta muitos desafios, entre eles a ausência de local para que possam trazer seus materiais para expor durante o ano todo. Com isso, o projeto “Mundo da Arte” tem o objetivo de unir os artesãos de Guarapari, para que possam expor seus trabalhos num só lugar e valorizar a categoria.

A vice-presidente da associação Célia Dutra, ressalta que o projeto tem apoio de vários artesões de Guarapari, pois a ideia é criar oficinas, espaço cultural e isso contribui para o fortalecimento da economia, geração e emprego e renda para que circulem em nosso município, além de levar ao turista parte de nossas belezas, que são infinitas”.

Para os membros da associação, a presença do deputado Carlos Von representa o apoio que a categoria necessita.

“Temos a oportunidade de ter um espaço para trabalhar anualmente, pois o mercado do artesanato só é visto no verão, e na invernada acabamos ficando sem renda. Então esse projeto é um bebê que acaba de nascer mais vai crescer e se desenvolver com ajuda de todos”. Andrea Rangel, integrante da associação.

Quem esteve presente também dando apoio ao projeto “Mundo da Arte” foi a presidente da Federação do Artesanato do Estado, Maria das Graças Reis Costa. “É um excelente projeto a iniciativa da Associação para que se tenha um lugar adequado para a comercialização e exposição dos artesanatos. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso e até viabilizar recursos para o espaço e incentivo a esse projeto”

Apoio. O deputado Carlos Von,  prometeu fazer o possível para ajudar. “Nos temos grandes artesãos em Guarapari, que produzem um artesanato de altíssima qualidade.  Alguns estão até abandonando o artesanato, e buscando outras fontes de renda, exatamente pela falta de incentivo. Eu enquanto deputado, o que eu puder fazer para ajudar essa classe trabalhadora, vou fazer. Inclusive conseguimos junto ao presidente da assembleia Érick Musso, um espaço para que os artesãos possam estar vendendo e expondo dentro da Assembleia. Estamos aqui para escutar a proposta do projeto, conhecer as demandas e ver o que podemos ajudar”, afirmou.

Por Bárbara Basílio

Deixe seu comentário