Na sessão de ontem (25) da Câmara de Anchieta, diversos requerimentos foram aprovadas e projetos de lei que garantiam mais qualidade de trabalho e melhorias para os funcionários do MEPES foram aprovados.

Requerimentos

O vereador Robinho apresentou dois pedidos na sessão de ontem (25). O parlamentar solicitou a secretária de Educação, Brunella Marques Couto Costa, que envie informações referentes aos contratos de transporte escolar. “Fiz pedido similar em 2013 e não obtive resposta até o momento” afirma.

O parlamentar quer saber quais são as linhas do transporte escolar para o ano letivo de 2014. Quais as empresas responsáveis por essas linhas e quais os modelos dos veículos, assim como o número do RENAVAN de cada um. Além da informação de se há ou não comissão que fiscaliza e avalia os serviços.

A vereador indicou também a construção de uma ponte sobre o rio Uma, unindo a Rua Ronilson Queiroz Junior com o seu término na Rodovia do Sol, no bairro Portal de Anchieta. 

A vereadora Dalva da Matta cobrou melhorias na infraestrutura do município. Primeiro ela requereu troca da caixa d’água reservatória da comunidade de Emboacica. “Existem 20 casas no entorno que são abastecidas por essa caixa, mas outras 25 não estão recebendo esse benefício”, explica.

Outro pedido da vereadora foi a instalação de um corrimão na escadaria da ponte que dá acesso ao morro de Quitiba. Assim como o envio de um técnico para fazer pequenos reparos na ponte. “Sugiro ainda que seja acrescentada uma tela de proteção, pois várias pessoas perdem seus bens lá”, conta. 

Casa está na mira do TCES. Foto: Divulgação.
Casa está na mira do TCES. Foto: Divulgação.

A vereadora fez ainda uma indicação solicitando a Secretaria de Saúde a contratação de um fonoaudiólogo para atender os pacientes internados no Hospital Maternidade Anchieta. 

A vereadora Merinha enviou requerimento ao Prefeito informando que recebeu reivindicações da população em relação a não regularidade nos horários de ônibus na comunidade Praia de Castelhanos. “Há de se ressaltar, que a ineficiência deste serviço, causa problemas diários aos usuários que dependem desse meio de transporte”, conta.

A parlamentar ainda pediu a limpeza e manutenção da Quadra Poliesportiva da Comunidade de Castelhanos, assim como a capina no entorno. “O local se encontra em condições inadequadas para o uso da Escola Alcides Ceccon, que utiliza o espaço para as atividades de Educação Física e demais projetos”, explica. 

Merinha solicitou também que o Prefeito envie a Casa cópias dos atos administrativos pelos quais ficou determinada a instauração de procedimentos administrativos feitos em respostas aos alguns requerimentos da própria vereadora e do parlamentar Dilermando Melo.  Junto com a relação dos servidores incumbidos de promover as ações devidas, bem como do planejamento das ações e a indicação do prazo de entrega dos resultados. 

O parlamentar Válber Salarini enviou requerimento ao Prefeito, Marcus Assad, com abaixo assinado em anexo, onde pede a pavimentação asfáltica da Rua Lírio Marchezi, no bairro Anchieta. Segundo ele, moradores do local sofrem com desconforto e constrangimento pela falta de pavimentação.

“Na época de chuva, o local fica intransitável devido aos alagamentos, que podem gerar danos físicos e materiais, bem como buracos que ali ficam e geram complicações ao tráfego de carros e de pedestres”, explicou. 

O parlamentar também pediu a colocação de lixeiras acessíveis a todos os frequentadores da Praça da Comunidade de Mãe-Bá. “A ausência de lixeiras tem gerado reclamações, pois a falta de recipiente para dispensar copos, latas de refrigerantes e outros materiais prejudica a limpeza do local”, conta.

O vereador Carlos Waldir enviou requerimento cobrando da Secretaria de Educação e do Prefeito a doação de notebooks para os professores da rede municipal de ensino. A promessa é do ano passado e ainda não foi cumprida.

“Em uma festa no ano passado, o Prefeito afirmou que ainda em 2013 os professores receberiam os notebooks. Estamos em fevereiro de 2014 e eles ainda não receberam o benefício. Muitos perguntam se os notebooks serão mesmo entregues”, conta.

O parlamentar Dilermando Melo requereu o envio de um ofício à Secretaria de Infraestrutura solicitando a instalação de iluminação pública na Rua Projetada na Comunidade de Subaia. O local fica próximo a Igreja Católica.

“O pedido é necessário, pois dá qualidade de vida e atua como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno”, concluiu. 

Comemoração

A presidente da Casa, Terezinha Mezadri, aproveitou seu tempo na tribuna para falar do Dia Internacional da Mulher, agradecer o Prefeito e a secretária de Educação e desejar aos munícipes um bom carnaval.

“Dia 8 é o dia internacional da mulher, temos três vereadoras mulheres nesta Casa de Leis, eu, Merinha e Dalva. Então, como o carnaval é na terça que vem. No dia 11, comemoraremos durante a sessão mesmo. Terá uma pequena homenagem para nós, pois merecemos” explicou. 

Ao falar dos projetos de Lei que foram votados na sessão que dão melhor qualidade de trabalho aos funcionários do MEPES Terezinha falou que conhece a luta de todos. “Agradeço ao Prefeito e a secretária de Educação, Brunella, pelo MEPES. Quero agradecer também as meninas que cuidam das crianças na creche. Os vereadores estão conversando sobre ao que foi discutido na reunião do MEPES em que estivemos presentes. A gente sabe o esforço que o MEPES tem feito, por isso, eu falo que vamos o que for necessário para ajudar vocês”, garante. 

Terezinha é presidente da Casa.
Terezinha é presidente da Casa.

Ao finalizar sua fala, a parlamentar desejou um bom carnaval a todos. “Divirtam-se bastante, mas com responsabilidade”, concluiu.

Deixe seu comentário