O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Guarapari, realizou o curso de “Capacitação sobre Violência Doméstica”, no auditório da Promotoria, nesta quarta-feira (24).  O objetivo do curso é aprimorar o trabalho dos agentes que lidam diretamente com vítimas de violência doméstica e tornar o trabalho integrado para que possa surtir melhores efeitos.A capacitação contou com a presença em massa dos Agentes dos Conselhos Municipais de Saúde, Educação, Idoso, da Mulher, da Criança, Policiais Militares e representantes da sociedade civil, promotores e secretários.

Essa capacitação envolve toda a rede de enfrentamento a violência doméstica e familiar, praticada contra a mulher e também a violação dos direitos humanos praticados contra a criança e o adolescente. Nosso objetivo é fazer uma integração entre os agentes, afirmou a promotora criminal Cláudia R. dos Santos Lóss.

A capacitação contou com a presença de várias entidades.
A capacitação contou com a presença de várias entidades.

Segundo Cláudia, esse é um trabalho inédito dentro do Ministério Público e está na quarta etapa do curso que vem sendo realizado desde julho do ano passado, quando ocorreu um encontro com todos os atores do processo de enfrentamento à violência doméstica. “A violência doméstica, a base dela é a família, precisamos trabalhar como um todo e fazermos com que o agressor reconheça que está numa situação de violência, e entenda que a mulher quer ser respeitada”, concluiu Cláudia.

Já a promotora de família, órfãos e sucessões, Valéria Barros Duarte de Moraes, ressaltou a importância da participação de todos os envolvidos no processo nessa capacitação. É primordial que cada agente, conselheiro saiba suas reais funções, se conscientize do seu papel para que as famílias sejam amparadas conforme determina a lei.

Por Rosimara Marinho

Deixe seu comentário