A chegada do Exército parece ter trazido mais esperança para a população de Guarapari de que a paz vai ser restabelecida na cidade. Nesta sexta-feira (10) a movimentação nas ruas está bem maior, alguns comerciantes já voltaram a abrir suas lojas e muita gente procurou Casas Lotéricas para pagar as contas.

Na Lotérica Muquiçaba, dezenas de pessoas estão na fila, que já ocupa toda a calçada. A maior parte das pessoas foi até o local para pagar as contas, já que os bancos continuam sem funcionar na cidade.

Dezenas de pessoas na fila para pagar contas na Casa Lotérica. Foto: Rafaela Patrício/Portal27

Um autônomo, que preferiu não se identificar, falou que foi ao local para não ter que pagar juros. “Estou aqui faz muito tempo. Vim pagar as dívidas porque não pode deixar de pagar. Ganhar ninguém ganha, trabalhar nós não podemos. Foi prejuízo para todo mundo, tudo fechado quem trabalha? Se passasse de hoje iria atrasar, aí tem juros. Então tem que correr para lotérica”.

O vendedor Wilckson Pampolini já está com a conta em atraso desde o início da semana e mesmo com receio da violência decidiu encarar a fila para pagar a conta. “O boleto venceu na segunda-feira e vim pagar hoje com juros. Isso é uma covardia. Mas não tem outro jeito, o que se vai fazer? A empresa falou que depois vai tentar dar um desconto, mas que de imediato era para pagar o boleto, se eu conseguisse. Ainda tenho que encarar essa situação, antes não estava funcionando. Com receio a gente fica, mas não tem outro jeito. Tenho que encarar essa fila enorme se não, segunda-feira a situação é pior ainda”, desabafou.

Lojas começam a funcionar em Guarapari. Foto: Rafaela Patrício/Portal27

A dona de casa Ivana Alves Catarino também decidiu encarar a fila. Mas, no caso dela a espera não era para pagar boletos e sim tentar a sorte. “Vim fazer um jogo, a fezinha do marido. Temos o hábito de sempre fazer, a vida continua. Está difícil para todo mundo. A gente fica com medo, mas tem que vir. Temos que continuar fazendo as coisas”.

“Alguns comerciantes já decidiram abrir porque o prejuízo foi muito grande”, disse Carlos.

O presidente do Sindicato dos Lojistas de Guarapari (Sindilojas), Carlos Hoffman, afirmou que “o número específico de lojas que abriram ainda não temos. Mas alguns comerciantes já decidiram abrir porque o prejuízo foi muito grande. Só no Estado foram 200 milhões e em Guarapari já deve estar beirando os 10 milhões. A movimentação para o carnaval também pode estar comprometida. Mas a chegada do Exército gerou mais confiança. O que o lojista quer é a volta dos ônibus e da segurança para poder voltar a trabalhar”, finalizou.

Turismo. Além do comércio e da Casa Lotérica, o Centro de Atendimento ao Turista localizado dentro do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Praia do Morro, também voltou ao funcionamento normal. Segundo o supervisor de projetos Anderson Arpine, o Centro de Atendimento ao turista funciona de segunda a sexta de sete da manhã às sete da noite e aos sábados e domingos de oito da manhã às oito da noite . Mas nos últimos dias o o expediente noturno foi suspenso por questão de segurança e a partir de hoje volta a atender os turistas em horário integral.

Centro de Atendimento ao Turista, na Praia do Morro, volta a funcionar em horário integral. No local o turista pode tirar dúvidas e recebe orientações.

“Estamos atendendo muitos turistas. Aqui eles podem tirar dúvidas e receber orientações. Tem muito turista perguntando não só pelos pontos turísticos, mas também sobre febre amarela e uma série de coisas. Estamos funcionando e o turista está indo. Hoje mesmo recebemos várias visitas de turistas e tem bastante gente na praia. Independente da insegurança o turista está presente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!