Acontecem no próximo domingo (6), de 8 às 17 horas, as eleições para os membros do Conselho Tutelar de Guarapari. Previsto em Lei, o Conselho Tutelar é essencial na aplicação de políticas públicas de defesa de crianças e adolescentes. Os novos membros serão eleitos para o quadriênio 2020/2024.

23. Célia Cristina da Silva, atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Presidente da Comissão Eleitoral afirmou que em Guarapari há vinte e três candidatos e cinco vagas de conselheiros mais cinco suplentes a serem preenchidas, entretanto, quem atua de fato são os conselheiros. Ressaltou ainda a importância dos votos: “quanto maior o número de eleitores pra a votação, maior será a legitimidade a atuação do conselheiro”, afirmou.

Conselho Tutelar é essencial na aplicação de políticas públicas de defesa de crianças e adolescentes.

De acordo com Célia, os conselheiros atuam em contato direto com a comunidade. “Eles prestam serviço de atendimento à criança, ao adolescente, pais, responsáveis, por isso é que a própria população que deve escolher os conselheiros”, afirmou.

Eleitores e Locais das urnas. “Em Guarapari nós temos o total de noventa e quatro mil eleitores que serão distribuídos em 19 urnas eletrônicas. Todos que votam no Centro votarão na escola Guarapari, todos que votam em Muquiçaba e adjascências votarão na escola Ana Rocha Lyra, os eleitores de Santa Rosa, Santa Mônica, Jabaraí e Perocão serão atendidos pela escola Marinalva Aragão e o Celita Bastos vai atender o pessoal de Una até o Pedágio, já a escola Lúcio Rocha de Almeida vai atender a região de Nova Guarapari, Meaípe, até a divisa de Anchieta”.

Importância da eleição. “Essa eleição tem grande importância por se tratar de conselheiros tutelares que atuam diretamente na promoção da proteção da criança e do adolescente, fazendo acompanhamento com as escolas, com as comunidades, agentes de saúde, com os Cras, com os Creas, eles têm uma atuação bem ampla e a gente precisa legitimar essa eleição e votar no domingo”, finalizou a Presidente da Comissão Eleitoral.

Qualquer pessoa em dia com a Justiça Eleitoral e que a zona eleitoral seja na região pode votar, munido de documento com foto. O eleitor poderá votar em um candidato apenas.

Confira os locais de votação em Guarapari:

Escola Guarapari

Escola Ana Rocha Lyra

Escola Marinalva Aragão Amorim

Escola Celita Bastos

Escola Lúcio Rocha de Almeida

Deixe seu comentário