Por Roberta Bourguignon

O contribuinte do Espírito Santo pode pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em conta única, com desconto de 5%, ou parcelado em duas vezes, com a data de vencimento de acordo com o número final da placa. Segundo a Secretaria de Fazenda do Estado, neste ano a base de cálculo do tributo foi 10,37% menor em relação à tabela do ano anterior.

Os proprietários de caminhões, ônibus e microônibus pagam o tributo entre os meses de março e agosto, enquanto que os donos de automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicletas pagam o tributo entre abril e junho.Confira na tabela a baixo e saiba como fazer a leitura

caminhoes_e_onibus

Para encontrar o dia em que você deve fazer o pagamento é preciso fazer uma leitura nos sentidos vertical e horizontal da tabela. Procure a primeira vez que aparece o número de seu final de placa na tabela.

automoveis_e_motos_Se o final da placa é 01, ela está na segunda coluna, na quinta linha da tabela. Achando o número da sua placa você precisa olhar na coluna vertical DIA para saber qual é o dia do pagamento. Em seguida, na primeira linha da coluna onde está a dezena final da placa, você acha o mês do pagamento. No caso do exemplo citado, a placa com final 01 paga o IPVA em cota única no dia 1º de abril. Se parcelar o pagamento, pagará uma no dia 1º de abril e outra no dia 4 de maio.

ipva

O pagamento do imposto pode ser feito nas agências do Banestes, Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob/Sicoob, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Em caso de perda ou não recebimento do boleto, o contribuinte deve retirar a segunda via no site do Detran (www.detran.es.gov.br), nas Agências da Receita Estadual ou nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). O não pagamento do imposto gera uma multa diária de 0,33% sobre o valor do imposto.

Fontes: Terra e Detran ES

Deixe seu comentário