No início da tarde desta segunda-feira (26) os moradores da Prainha de Muquiçaba ganharam um belo presente, a devolução da estátua de São Pedro completamente restaurada para a pracinha do bairro.

A estátua de São Pedro foi depredado em outubro do ano passado e hoje voltou a fazer parte da praça da Prainha de Muquiçaba. Foto: Rafaela Patrício

A estátua, que foi instalada no local há mais de 50 anos, havia sido depredada por vândalos em outubro do ano passado e graças ao trabalho do restaurador Felipe Monjardim, de 37 anos, ela pôde voltar para o local de origem.

Felipe relatou que após a depredação foi procurado pelos moradores da Prainha para restaurar a estátua. “Ela estava com o pescoço, nariz e queixo quebrados. Além disso, como ela é de pedra a ação do tempo também estava deteriorando a estátua. Então tive que fazer novos reparos. Ao todo foram três meses e meio de restauração e agora ela está novinha e na cor original”.

O artista também é devoto de São Pedro e revelou que sua emoção em poder realizar esse trabalho. “Eu fico muito feliz em poder ajudar e restaurar essa imagem maravilhosa de São Pedro. Estou muito gratificado”.

O trabalho de restauração foi realizado pelo restaurador Felipe Monjardim, que é irmão do vereador Lennon Monjardim. Foto: Rafaela Patrício

O vereador Lennon Monjardim é irmão do Felipe e morador da região. Ele lembrou que a estátua está sendo devolvida há apenas três dias antes da festa em homenagem a São Pedro e que é um bem da comunidade que deve ser cuidada por todos.

“Hoje temos uma nova estátua para representar São Pedro, que é a tradição da nossa festa de São Pedro e da nossa Prainha. A gente ficou bastante tempo sem essa imagem nos representando, que a do padroeiro dos pescadores. Agora estamos com ela de volta e espero que a população cuide dela e esses vândalos evitem de fazer esse tipo de ação que não é bom para ninguém. Essa imagem não tem dono, ela é da comunidade e a gente zela por ela por ser o nosso padroeiro então é com muita alegria e satisfação que a gente devolve essa imagem para os pescadores e para a comunidade através do trabalho do Felipe Monjardim que é um grande artista e tem um coração enorme”.

O parlamentar revelou ainda que além da restauração da estátua original, o Felipe fez uma réplica da imagem de São Pedro que está a disposição da comunidade. ” O Felipe tem esse dom de fazer réplicas então ele fez uma da imagem de São Pedro. Porém, a original que a gente acabou de colocar aqui na praça pesa 70 quilos e a outra pesa apenas dois quilos. Ela é de fibra, porém, idêntica a original. A gente deixa essa réplica para a sociedade para o caso de alguém precisar ou até mesmo se for preciso substituir essa para alguma pintura ou reforma. Então ela vai ficar guardada na nossa residência, mas fica a disposição da sociedade”. 

Além de restaurar a estátua original, Felipe também criou uma réplica da imagem de São Pedro. Foto: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com o vereador, na manhã desta terça-feira (27) a pracinha onde a imagem de São Pedro fica localizada também vai passar por reparos para ficar em melhores condições para a festa em homenagem a São Pedro.

Deixe seu comentário

Comments are closed.