Depois de pousar um helicóptero na areia da praia de Bacutia em Guarapari na manhã de ontem, o vereador de Belo Horizonte, Minas Gerais, Rubens Gonçalves de Brito, 34 anos, conhecido como Bim da Ambulância (PSDB) acabou preso.

Segundo o delegado de Plantão, Marcos Nery, o vereador não tinha motivo justificável aparente para pousar no local e com isso expôs a perigo direto e iminente a vida e a saúde dos banhistas que estavam na praia.  “Constatamos que ele expôs a saúde das pessoas que estavam ali a perigo de vida e também expôs a perigo o próprio transporte aéreo, cometendo dois crimes, artigos 132 e 261 do código penal”, explicou o delegado.

Segundo o delegado de Plantão, Marcos Nery, o vereador não tinha motivo justificável aparente para pousar no local

O vereador foi autuado pelos artigos 132 (expor a vida ou a saúde de outrem a perigo) e 261 (expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia) e a pena dos crimes chega a seis anos, não cabendo fiança. Segundo o delegado, o fato foi comunicado à Justiça Federal, que decidirá pela liberdade provisória, ou manutenção da prisão.

Ainda de acordo com o delegado, os registros do piloto e da aeronave estavam de acordo, o problema que culminou na prisão do piloto, foi ele ter pousado na areia da praia.

Quem estava na praia no momento em que o helicóptero pousou ficou assustado. “Nunca imaginamos ver uma aeronave pousando na areia da praia, ainda mais com a praia cheia do jeito que estava. Achei uma irresponsabilidade muito grande por parte do piloto. Enquanto ele descia, o vento levantou tanta areia que mal dava para ver a cor do helicóptero”, reclamou o carioca Rodrigo Mendes, 37 anos, que estava com a família.

O vereador foi autuado pelos artigos 132 (expor a vida ou a saúde de outrem a perigo) e 261 (expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia)

O helicóptero que era alugado de uma empresa de MG foi conduzido pelo próprio piloto, na companhia do delegado titular da Delegacia de Infrações Penais e Outras e de um oficial da Polícia Militar, para o aeroporto de Guarapari, onde ficou apreendida e deve segundo o delegado, permanecer à disposição da Justiça Federal.

O gabinete da Câmara Municipal de Belo Horizonte informou que os parlamentares estão de recesso e o fato aconteceu em uma atividade pessoal do vereador, por tanto o órgão não vai se manifestar sobre o ocorrido.

Entrevista.

“Eu tinha autorização para pousar onde pousei”

Rubens Gonçalves de Brito, conhecido como Bim da Ambulância, é morador e representante da região de Venda Nova na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Reeleito com 11.490 votos, o vereador foi o 5º mais votado no ano passado e no primeiro mandato ficou entre os três mais votados.

Na delegacia, o vereador e disse que jamais queria ter causado um transtorno ao pousar na areia da praia.

“Eu estava consciente do que eu estava fazendo”, afirmou Bim.

– Por que o senhor pousou na areia da praia?

Eu não quis causar transtorno nenhum a alguém. Eu estava consciente do que eu estava fazendo. O piloto pode pousar em local público ou privado mediante a autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 – O senhor tinha autorização?

Eu tinha autorização para pousar onde pousei. Eu fiz um plano de voo e estou autorizado pela ANAC. Tenho um ano de formação como piloto e vim para Guarapari passear com a família.

– E o senhor pousou na praia para pegar sua família?

O pouso na praia foi para buscar um amigo que estava passando o dia na praia de Bacutia. Desliguei a aeronave porque eu fiz um plano de voo para ir até o local e garanto que não desrespeitei as normas da ANAC.

ANAC. O helicóptero Robinson, modelo R66, foi apreendido e está no aeroporto de Guarapari. Segundo a ANAC, a aeronave de matrícula PP-FEE não possui autorização da Agência para efetuar pouso nesta aérea.

Por ter realizado pouso em local não homologado e sem autorização, a ANAC iniciará processo de apuração para verificar possíveis infrações às normas de aviação civil. Se confirmada a irregularidade, o proprietário e o piloto da aeronave sofrerão sanções administrativas.

*  Com informações do Jornal A Tribuna

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!