A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria de Governo, informa que o serviço de expedição de Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral) estará funcionando normalmente desde ontem (16) em Anchieta. Quatro servidores municipais serão responsáveis em atender com qualidade toda demanda do município.

O serviço funciona no Posto de Identificação, localizado na Casa do Cidadão, no centro da cidade e atende pelo telefone 28 3536-2908. O horário de funcionamento é das 11 às 17h.

Serviço de expedição de Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral) estará funcionando normalmente desde ontem (16) em Anchieta.

O serviço é de responsabilidade do Departamento de Identificação – DEI – da Polícia Civil. A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012. Já para emissão da segunda via, é necessário pagar uma taxa de R$ 54. Se a pessoa for aposentada, desempregada ou receber mensalmente ganho inferior a três salários mínimos, fica isenta da taxa.

Os documentos necessários para emitir a 1ª via da Carteira de Identidade ou solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade são os seguintes:

a. 01 foto 3×4 recente – adolescentes e adultos do sexo masculino deverão ser fotografados com camisa com colarinho;

b. Certidão de nascimento (se for solteiro), certidão de casamento (se for casado) ou certificado de naturalização (original ou cópia autenticada) – original ou autenticada;

c. Comprovante de pagamento da taxa (no caso da 2ª via, se não for isento);

d. Comprovante atual de residência;

e. CPF, se o requerente desejar que conste o número desse respectivo documento na carteira de identidade. Nesse caso, o cidadão deverá apresentar o CPF original ou uma cópia autenticada.

O serviço de responsabilidade do Departamento de Identificação – DEI – da Polícia Civil. A emissão da 1ª via da carteira de identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012.

Posto de Identificação de Anchieta
Casa do Cidadão, centro – Tel.: (28) 3236-2908.
Horário: 11 às 17h