Levar a igreja para a praia. Essa foi a ideia do padre Eduardo Sérgio Magalhães para não deixar de evangelizar mesmo no verão, quando as temperaturas elevam e as pessoas estão de férias.

Nesse período, o pároco da Paróquia São Francisco Xavier, balneário de Iriri, em Anchieta, revela que muita gente acaba deixando de frequentar o templo, para se refrescar na beira-mar, então nada melhor que levar a igreja até as pessoas.

padre
As confissões acontecem nas areias das praias de Iriri, em Anchieta. Fotos: Roberta Bourguignon.

“O Papa Francisco pediu que saíssemos de dentro da igreja para evangelizar do lado de fora, já que a igreja verdadeira nasceu na rua com Jesus Cristo indo até as pessoas e não esperando que as pessoas viessem até a igreja”, conta.

E a ideia surgiu justamente depois que o papa deu o exemplo. “Vendo o Papa Francisco saindo pelas ruas de Roma atendendo as pessoas, surgiu a ideia de a gente trazer a confissão, a orientação e o direcionamento espiritual para os turistas na praia”, revela o padre.

Logo no início, o padre foi questionado sobre os trajes das pessoas no momento do atendimento, “padre, como o senhor vai atender as pessoas de biquíni?”, mas Pe. Eduardo confiou no bom senso de cada um.

padre
As senhas para o atendimento são distribuídas por ordem de chegada.

O atendimento na areia das praias de Iriri é realizado até o final do mês na Praia da Areia Preta (terça-feira) e Costa Azul (sexta-feria). As confissões e aconselhamentos são feitos de 9 horas às 12 horas e o atendimento é por ordem de chegada.

Na última terça-feira, 15 pessoas ficaram sem se confessar porque a procura foi grande e o padre não conseguiu atender todos. “Atendemos até uma e meia da tarde e tivemos que dar um benção coletiva no final e pedir para as pessoas voltarem em outro momento”, conta o padre.

Para a coordenadora paroquial Sirlene Ferreira, a ideia do padre deu tão certo que mesmo se divertindo, as pessoas podem ter uma experiência com Deus. “A procura está sendo grande e o povo está mostrando que quer uma igreja nova e não mais uma igreja nos modos antigos”, comentou.

A missa do turista será no próximo dia 21, às 19h30 na Praia Costa Azul e em seguida haverá um show com a banda Renovajovem de Castelo.

Comments are closed.