Com um total de 37.669 visitantes nos três dias, o 9º Salão de Turismo e 4º Salão do Artesanato – Expotur 2013 superou a expectativa de público, que era de 35 mil pessoas. O evento foi realizado na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.

Quem visitou a feira se deliciou com uma verdadeira viagem pelo Espírito Santo, com estandes mostrando as belezas naturais, roteiros turísticos, produtos da agricultura familiar, artesanato, manifestações culturais e gastronomia a preços acessíveis – com pratos variando entre R$ 5,00 e R$ 15,00.

2705expotur1

Como nas edições anteriores, a Expotur 2013 premiou os casos/exemplos de sucesso do turismo no Espírito Santo. A seleção e a premiação marcaram os nove anos do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Os casos/exemplos selecionados contaram sobre a implementação do Programa de Regionalização do Turismo, com base em suas diretrizes operacionais e em seus princípios fundamentais: sustentabilidade ambiental, econômica, sociocultural e institucional, participação, integração e descentralização.

2705expotur2

Confira os resultados:

Gestão turística de destino: 1ª colocação – município de Cariacica; 2ª colocação – ficaram empatados Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Aracruz; já na 3ª colocação também houve empate entre Anchieta e Mucurici.

Planejamento e gestão do turismo regional: 1ª colocação – Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; 2ª colocação – Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Território do Caparaó Capixaba.

Roteiro turístico: 1ª colocação – Projeto Visitar: roteiros “Vitória, de vila a cidade” e “de caramurus e peroás”; 2ª colocação: Balneário de Mucurici; 3ª colocação – Caminhos dos Tropeiros.

Site promocional de um destino, roteiro ou região turística – 1ª colocação – Associação dos Empresários de Vila Velha (Asevila); 2ª colocação – município de Alfredo Chaves; 3ª colocação – município de Afonso Cláudio.

Material promocional de um destino, roteiro ou região turística: 1ª colocação – município de Vitória; 2ª colocação – Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau; 3ª colocação – município de Alfredo Chaves.

Casos de Sucesso

A Secretaria do Turismo também reconhece o trabalho realizado pelas Regiões Turísticas do Espírito Santo durante a Expotur, com o Prêmio Região Top. O destaque ficou por conta do Voto Popular, onde o público elege a Região que melhor se apresentou na Expotur. A Região Doce Terra Morena, que envolve os municípios de Pinheiros, Montanha, Pedro Canário, Alto Rio Novo e Mucurici, levou o prêmio pelo terceiro ano consecutivo.

Os vencedores, seguindo os critérios avaliados, foram apresentados no último dia do evento. São eles:
Criatividade na montagem dos estandes – Região da Costa e da Imigração;
Atendimento ao público – Região dos Imigrantes;
Variedade de produtos artesanais – Região Metropolitana; Variedade de produtos da agricultura familiar – Região dos Imigrantes;
Ações de promoção do destino – Região das Montanhas Capixabas.

Expotur

O Espírito Santo trabalha a Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil em seus 78 municípios, que estão distribuídos em 10 regiões turísticas que participam ativamente da feira. O Expotur é uma réplica do Salão Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e está dividido em vários módulos.

O 9º Salão de Turismo e 4º Salão do Artesanato – Expotur 2013 foi realizado de 24 a 26 de maio, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, e é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-ES), com o apoio do Governo do Estado: apoio master da Secretaria do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes; além da participação das secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca/Incaper. Além do Governo do Estado, o Expotur contou com o patrocínio do Sebrae-ES e da Tam, co-patrocínio da Prefeitura Municipal de Vitória e organização é da Win Eventos.

Deixe seu comentário