Ribero e Padua
JB Padrão
Banner TOP

O Portal 27 Comunidades foi procurado por algumas mães que tiveram bebês recentemente no Hospital Francisco de Assis (HFA) em Guarapari. Elas disseram que ao sair da maternidade receberam uma triste surpresa: não existiam cadernetas de vacinação para seus recém-nascidos. 

Caderneta de vacinação – imagem: Ministério da Saúde

Segundo uma das mães, que não quis se identificar, seu filho nasceu em novembro de 2018 e até hoje a situação não se normalizou. “O que eu recebi na maternidade foi uma xerox para anotar as vacinas que ele está tomando. Já se passaram 3 meses e até o momento não chegou a referida caderneta. No Centro Municipal de saúde informaram que o problema é Federal, mas algumas prefeituras estão encomendando em gráficas”, afirmou.

Outra mãe que teve o filho em janeiro de 2019 , também estranhou o fato de não ter conseguido a caderneta para o seu bebê. “Nunca vi uma coisa dessas. Esse é o meu segundo filho e me entregaram uma folha, como se fosse um rascunho onde estão anotadas as vacinas. O médico ficou todo sem graça. É um verdadeiro absurdo!”, disse ela.

Procuramos a Prefeitura Municipal de Guarapari para saber sobre o motivo da falta das carteiras de vacinação e possíveis providências para solucionar a questão. Recebemos a seguinte resposta:

“A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que as carteiras de vacinação sempre foram de responsabilidade do Governo Federal, este repassava para para o Governo do Estado, que encaminhava para os municípios. No ano passado, antes mesmo de acabar o estoque de carteiras, a Semsa comunicou o Governo do Estado e este informou que as carteiras de vacinação chegariam em janeiro, sendo assim, o município providenciou uma forma de atender a demanda. Mas como em janeiro as carteiras não chegaram, a Semsa comunicou o Governo do Estado novamente e este encaminhou a informação de que as carteiras, a partir de então, deveriam ser providenciadas pelos próprios municípios. A Semsa imediatamente providenciou a elaboração de novas carteiras que já estão na gráfica. A empresa responsável informou que o material será entregue no final da próxima semana, ou seja, após o carnaval. 

As mães que receberam as xerox não precisam se preocupar, as novas carteiras ficarão disponíveis em todas as unidades de saúde e quando a criança for vacinar, elas irão receber a nova carteira”.  

Participe do Portal 27 Comunidades. Envie suas criticas e sugestões para o nosso numero do whatsapp (27) 99857.2727

Camara Municipal de Guarapari – Participe
Ideally

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

4 COMENTÁRIOS

  1. Meu filho esta completando 8 meses e ate hoje nao recebeu a carteira de Vacina gastam dinheiro com coisas cem necessidades Como aquela gaiola que custou 100 mil poderia de mandado fazer as cartoes de vacina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here