O governador Renato Casagrande e o ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira, acompanhados do secretário nacional da Defesa Civil general Adriano Pereira Júnior, do subchefe da Casa Civil Luis Antônio Padilha, do vice-governador Givaldo Vieira e do chefe da Defesa Civil Estadual Marcelo D´Isep visitaram, neste sábado (21), algumas das áreas atingidas pelas fortes chuvas no Espírito Santo.

A comitiva realizou um breve sobrevoo na Região Metropolitana da Grande Vitória e seguiu para Linhares. De lá, o governador e os membros do Governo Federal partiram de carro até Rio Bananal, no Norte do Estado, um dos municípios mais afetados pelas consequências da chuva.

defsacivil_jpg
O governador Renato Casagrande e o ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira discutiram a situação do Estado.

O governador e o ministro se reuniram com a população na sede da Prefeitura Municipal para conhecer as principais demandas acumuladas nesta situação de emergência e apresentar um pouco do trabalho que está sendo realizado, bem como o que está programado para os próximos dias em relação à chegada de equipamentos e suprimentos.

Acolhimento

“O momento ainda é de acolher as pessoas, de salvar vidas e garantir alimentação, remédios, abrigo e kits de higiene e limpeza. Como a situação está se agravando, decidimos decretar emergência estadual, para facilitar o trabalho integrado com a União e garantir que a ajuda humanitária chegue mais rapidamente aos capixabas que estão sofrendo com essa situação”, explicou o governador.

A ação conjunta irá facilitar o repasse de recursos federais no auxílio às vítimas das enchentes e, posteriormente, na recuperação de equipamentos públicos e estruturação das cidades afetadas, conforme explica o subchefe de Articulação da Casa Civil Luiz Antônio Padilha. “A presidenta Dilma Roussef nos determinou a visita ao Espírito Santo e se solidariza com o povo capixaba nesse momento. Vamos prestar toda ajuda necessária ao Estado e aos municípios capixabas”, disse o ministro.

Mais de 50 municípios capixabas foram atingidos pelos temporais. Conforme previsto pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as chuvas se intensificaram na Região Serrana do Espírito Santo neste sábado (21).

Atendimento de emergência

A Defesa Civil Estadual mantém o auxilio aos órgãos municipais de proteção e defesa civil. A população pode acessar o site da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br) para obter os contatos das defesas civis municipais. A solicitação para atendimento também pode ser feita diretamente pelo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), no número 193.

Serviço:

Corpo de Bombeiros – 193
Defesa Civil Estadual – 3137-4440
Telefones das defesas civis municipais: http://www.defesacivil.es.gov.br/conteudo/telefones/default.aspx

Locais para recebimento de doações (cesta básica e água potável)

1º Batalhão
Endereço: Av. Maruípe, 2115
Bairro: Maruípe
Cidade: Vitória
Telefone: (27) 3636-7306

2º Batalhão
Endereço: Av. Guanabara, 40
Bairro: Bairro Iolanda
Cidade: Nova Venécia
Telefone: (27) 3752-4200

4º Batalhão
Endereço: Av. Nossa Senhora da Penha, 118
Bairro: Ibes
Cidade: Vila Velha
Telefone: (27) 3636-0400

11º Batalhão
Endereço: Rua Vereador Antônio Roas Huebra, 293
Bairro: Centro
Cidade: Barra de São Francisco
Telefone: (27) 3756-8400

12º Batalhão
Endereço: Rua Washington Luiz , 599
Bairro: Jose Rodrigues Maciel
Cidade: Linhares
Telefone: (27) 3372-7853

Escola Estadual de Ensino Fundamenta e Médio (EEEFM) Honório Fraga
Endereço: Avenida Silvio Avidos, 684
Bairro: São Silvano
Cidade: Colatina
Telefone: (027) 2722 3247

Deixe seu comentário