O sonho de ter uma área de lazer e cultura está perto de ser realizado para os moradores de Santa Mônica região norte de Guarapari. É que a partir do próximo dia 26, será dada a ordem de serviço para construção do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) que vai contemplar os moradores da região.

O projeto faz parte de um convênio do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura com a prefeitura de Guarapari, para construção de cineteatro, quadras para prática esportiva, calçadão para caminhadas, academia popular e equipamentos para lazer infantil e contará com um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O investimento é na ordem de R$ 2,02 milhões para construção do empreendimento que vai ocupar uma área de 3mil metro quadrados.

projeto ceu

De acordo com a prefeitura, o objetivo do CEU é integrar num mesmo espaço físico programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção a violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

Serão beneficiadas as famílias que residem em toda a Região de Santa Mônica e adjacências, dada a diversidade de serviços e atividades que serão ofertados, informou a prefeitura.

Comentou ainda, que o Centro terá gestão do Espaço de competência da Unidade Gestora Local (UGL) que será compartilhada entre a Secretaria de Trabalho Assistência e Cidadania (Setac), Secretaria de Desenvolvimento e Expansão Econômica (Sedec) e membros de outras secretarias que compõem a UGL.

O que compreende o projeto

O projeto vai ter dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer: Centro de Referência e Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.