Moradores da comunidade de Limão e adjacências, em Itapemirim, participaram de um simulado de preparação para desastres, na quadra da escola municipal de Limão na manhã do último sábado (4). O simulado foi ministrado pela Defesa Civil Estadual, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e a Secretaria Municipal de Defesa Social.

Moradores e Guarda Municipal participaram do treinamento. Foto: Divulgação
Moradores e Guarda Municipal participaram do treinamento. Foto: Divulgação

Às 9 horas foi dado um alerta sonoro e uma viatura da Defesa Civil percorreu a comunidade solicitando que os moradores deixassem seus lares e se deslocassem para a quadra da escola, onde foram recebidos por uma assistente social. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre procedimentos a serem adotados em situações de desastres, visando sua mitigação e evacuação da área em caso de necessidade. Todos os participantes receberam uma cartilha com instruções de como construir uma comunidade mais segura e as crianças puderam colorir desenhos relacionados ao tema.

Simulação de desastres com a população. Foto: Divulgação
Simulação de desastres com a população. Foto: Divulgação

De acordo com a secretária de Defesa Social, Acedina Maria, a localidade de Limão foi escolhida, conforme previsto no Plano de Contingência do Município, por se tratar de uma área de risco, suscetível a enchentes, alagamentos e, também, em razão da passagem do gasoduto da Transpetro pela comunidade, o que a torna local de risco elevado. “Pretendemos, em um futuro próximo, estender a cultura de prevenção a todas as demais áreas de risco em Itapemirim, para mitigar os efeitos danosos em caso de sinistro. Fiquei feliz em ver a participação dos moradores”, explica.

Simulados como esse serão sempre bem vindos em Itapemirim. É sempre bom saber como se comportar em uma situação de emergência, manter a calma e agir com responsabilidade. Tenham a certeza de que a nossa população está muito bem protegida com a presença da nossa Defesa Civil”, diz a prefeita em exercício, Viviane Peçanha.