A Secretaria Municipal de Saúde de Alfredo Chaves começou nesta segunda-feira (05), a Campanha Mundial de Luta contra a Hanseníase. Em Alfredo Chaves a ação contará com a colaboração dos agentes comunitários de saúde que foram orientados para durante as visitas domiciliares fazerem o trabalho de mobilização sobre os sintomas da doença.

Conforme informações da Vigilância Epidemiológica Municipal, os usuários que apresentarem manchas suspeitas na pele serão encaminhados para o atendimento com o médico dermatologista a ser realizado no dia 03 de fevereiro, na Unidade de Saúde da Sede.

Dia D da Mancha (2) [1024x768]
A ação contará com a colaboração dos agentes comunitários de saúde. Foto Divulgação.

“A doença tem cura, mas é importante que o diagnóstico seja feito logo para melhor tratamento. Por isso que os agentes de saúde foram orientados e durante todo o mês de janeiro irão explicar sobre a doença nas comunidades onde atuam”, explicou a coordenadora do setor, Eveli Callente Sinhorelli.

Hanseníase: é uma doença comum no Brasil, causada por um micróbio que ataca a pele e os nervos principalmente dos braços e pernas. É transmitida por meio da respiração de uma pessoa doente que não esteja em tratamento; tem cura e o tratamento é simples e gratuito feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Deixe seu comentário