Os alunos da rede estadual de educação que desejam dar início à carreira profissional estão com ótimas oportunidades de qualificação. Por meio dos cursos oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), os estudantes têm a possibilidade de se especializar em diversas áreas e se preparar para o mercado de trabalho. Atualmente, 3.951 vagas de Formação Inicial e Continuada (FIC) estão sendo oferecidas pela secretaria em 53 municípios do Estado.

Com curta duração – de 160 a 320 horas (três a seis meses) -, estes cursos são destinados à qualificação técnica de estudantes que estejam cursando, no ano letivo de 2014, a 2ª ou 3ª séries do ensino médio regular nas escolas estaduais ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

A oferta, feita por meio do “Rede Formar”, conta com 34 tipos de qualificações, que vão da área administrativa à industrial, beneficiando os setores de comércio e serviços. Entre outras opções, o aluno poderá escolher formação para ser programador de web, modelista ou cuidador de idoso, sendo a última uma das novidades desta edição.

CursoTecnico03
Os estudantes têm a possibilidade de se especializar em diversas áreas e se preparar para o mercado de trabalho.

Todas estas oportunidades estão sendo realizadas em parceria com o Ifes, Senai, Senac, Sest/Senat e fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade de Formação Inicial e Continuada.

“Os cursos de qualificação do Pronatec são importantes para uma iniciação profissional conjunta com os estudos do ensino médio e podem ser um primeiro passo com foco na formação técnica, que vai oportunizar o exercício de uma prática para atuar no mundo do trabalho”, destacou a gerente de Educação Profissional, Maria Aidê Roldi.

Como participar?

Para concorrer a uma das vagas, os interessados deverão realizar o cadastro até do dia 14 de fevereiro por meio do site da Sedu, no endereço www.educacao.es.gov.br. No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número do CPF, a data de nascimento e o Registro de Matrícula (RM) do ano letivo de 2014, que deve ser obtido junto à escola onde está matriculado. Além disso, é possível optar por apenas um curso e um turno de estudo.

A classificação dos candidatos será feita pela ordem de inscrição e o resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro, no site da Sedu. As aulas terão início a partir de março. Outras informações, como horários e datas, podem ser conferidas no edital em anexo.

Edital

Rede Formar

A Rede Formar – Programa de Educação Profissional desenvolvido pelo Governo do Estado – é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) com o objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio. A meta é ofertar mais de 160 mil vagas de formação em diversas áreas prioritárias para o Espírito Santo até o final de 2014, atingindo todas as regiões do Estado num período de quatro anos.

O programa, em suas diferentes modalidades de oferta, reúne as redes de ensino federal, estadual e privada e se articula com as políticas nacionais, a exemplo do Pronatec, como forma de potencializar os esforços na formação técnica. De 2011 a 2013, já foram ofertadas mais de 70 mil vagas pela Sedu nas diversas modalidades de cursos técnicos.

Deixe seu comentário