Mais de mil policiais irão reforçar o policiamento no Estado. Alunos soldados em formação pela Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) iniciaram a etapa prática do curso com o estágio operacional, que contempla ações de policiamento a pé e fiscalização de trânsito.

Desde segunda-feira (25), 1.037 alunos reforçam a segurança nas ruas, em áreas comerciais e praias da Grande Vitória, bem como em três municípios do interior. Após o estágio prático, que segue até o dia 7 de dezembro, os novos soldados também irão reforçar o policiamento em todo o Espírito Santo nas operações Natal e Verão.

O policiamento está concentrado nos quatro municípios da Grande Vitória – Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra -, com 677 alunos e nos municípios de Aracruz, Nova Venécia e Alegre, que somam 360 alunos soldados. O policiamento a pé é realizado por quatro alunos soldados com a supervisão de um sargento graduado, que acompanha e orienta os novos militares.

soldados_grandevitória_nestor_jpg (1)

O estágio operacional é realizado após as aulas teóricas oferecidas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Corporação. Os alunos também passam por estágio no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), para auxiliar as ações de fiscalização e blitze.

O secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, ressalta que este é um esforço do Governo do Espírito Santo em aumentar a ostensividade nas ruas com a contratação de novos policiais. “O estágio operacional conclui o processo de formação de 1.037 alunos soldados que foram contratados recentemente.

Eles estão nas ruas, concentrados em áreas comerciais, praias e pontos de ônibus, onde há grande concentração de pessoas, com a supervisão de militares graduados. Eles também estarão aptos ao reforço do policiamento durante o verão em todo o Estado. Também estamos concluindo o concurso para contratação de mais 2.100 policiais militares”, diz André Garcia.

A formatura dos 1.037 alunos soldados está prevista para o dia 18 de dezembro. Em seguida, eles serão empregados nas operações Natal e Verão, com início no dia 21 do próximo mês.

O treinamento

Durante o curso de formação, iniciado no mês de junho de 2013, os alunos soldados da PMES receberam conhecimentos específicos sobre segurança pública. Entre as disciplinas aplicadas, estão: polícia comunitária interativa, legislação, gerenciamento de crise, direitos humanos na atividade policial, técnicas policiais, armamento, defesa pessoal, tiro policial, entre outras. O treinamento é encerrado com a atividade prática de policiamento a pé.

O curso de formação foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da PMES, em Santana, Cariacica e nos batalhões da Corporação nos municípios de Aracruz, Nova Venécia e Alegre.

Deixe seu comentário