Na Sessão Ordinária Expediente da Câmara Municipal de Guarapari, que aconteceu hoje (9), o professor Adriano Albertino compareceu em defesa do voto direto para diretor das escolas municipais. Atualmente, os cargos são ocupados por indicações políticas. O projeto prevê a escolha do diretor por parte dos pais dos alunos e alunos de determinadas idades, o vereador Jorge Ramos (PPS) ressalta, “aqueles que quiserem ser diretor que trabalhe com a sua escola para isso”.

Adriano pede mudanças na forma como são escolhidos os diretores
Dessa forma, o pedido é que as eleições sejam feitas como antes, dando a oportunidade à escola nas decisões de seus dirigentes. Sendo eles já atuantes no local, resultando em uma eleição mais positiva e transparente. Entretanto, o vereador Lincon Bruno (PTN) sugere “a criação de uma emenda para eleições diretas nas escolas que exijam diploma de Pedagogia ou Administração”.

Em busca de não prejudicar ainda mais os alunos, os pais destes e até mesmo a própria gestão interna da escola seria criada uma lei para entrar em vigor em 2014. Os vereadores alegam que isso evitaria a terceira mudança de diretores esse ano, haverá uma reunião entre eles para colher assinaturas. A mudança também valeria para os coordenadores.

Texto: Roberta Bourguignon.