Uma moradora da região rural de  Guarapari encontrou morto na manhã desta quarta-feira (5), um macaco da espécie sagui-de-cara-branca. A informação é do G1, que informou ainda que a residência fica na região de Baía Nova e a prefeitura foi acionada para recolher o animal.

Um exame ainda vai identificar qual foi a causa da morte do macaco. A moradora da casa onde o macaco foi encontrado, Celi Carlos de Andrade, contou que tem medo da febre amarela. Ela disse que já foi vacinada, mas tem medo que os pais, que são idosos, sejam picados pelo mosquito. Eles não puderam se vacinar por conta do laudo médico.

O animal foi recolhido no final da manhã por uma equipe da Prefeitura de Guarapari. Segundo a secretaria estadual de Saúde, já foram encontrados macacos infectados com o vírus da febre amarela em Guarapari.

O sagui-de-cara-branca ocorre nos fragmentos de Mata Atlântica no leste do Brasil. Foto: C. Geoffroyi

A orientação para a população é se vacinar contra a febre amarela. De acordo com o boletim da secretaria de estado de Saúde (Sesa), divulgado na manhã desta terça-feira (4), mais de 2,7 milhões de pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em todo o estado. A cobertura vacinal contra o vírus atingiu 77,18% da população. Das mais de 3,3 milhões de doses da vacina contra a febre amarela distribuída no estado, aproximadamente meio milhão ainda faltam serem usadas.