Uma das regiões mais bonitas de Guarapari, Cachoeirinha, bairro da zona rural do município, está abandonada. Moradores procuraram nossa equipe para reclamar da situação da estrada que passa pelo local, que se encontra cheia de buracos, desníveis, além de conter muitas pedras, dificultando a passagem de veículos.

A última vez que a estrada passou por melhorias foi há mais de um ano, quando a Prefeitura de Guarapari fez a manutenção da via. Os moradores da localidade chegaram a fazer um mutirão para tentar melhorar a estrada, mas pouco foi feito, devido aos poucos recursos.

O presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Cachoeirinha, Joselino Sutil, relata que a via está em estado precário. “A estrada está completamente ruim. Não tem um trecho mais ou menos, toda a extensão dela está péssima”.

estrada cachoeirinha Segundo ele, os moradores da localidade acham essa situação absurda. “Está prejudicando o transporte escolar, a coleta de lixo e o transporte urbano. Quando chove, fica difícil para quem anda de carro e também a pé aqui, porque tem muito barro. Muitos carros já quebraram passando por aqui. Infelizmente, não estamos tendo o apoio da secretaria competente. O mínimo que eles deveriam fazer era melhorar o acesso”.

Joselino ainda ressalta que Cachoeirinha tem um bom potencial turístico, além de se tratar de uma região muito explorada pelo agroturismo. “Nós temos vontade de organizar eventos aqui, mas somos reféns dessa estrada, da prefeitura. Se fizermos, os turistas vão reclamar do acesso e acabam não voltando mais”, finaliza.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Expansão Rural esclareceu que “o serviço será realizado conforme cronograma de trabalhos já pré estabelecido. Atualmente os serviços estão na localidade de São João, seguindo para Valão, Arraial de Jaboti, Pau D’óleo e, em seguida, a comunidade de Cachoeirinha será atendida”.