Na tarde da última sexta-feira (06) aconteceu mais um espetáculo da natureza na praia da Guanabara, em Anchieta. Cerca de 84 novas tartarugas marinhas foram ao encontro do mar, após o nascimento.

Cerca de 84 novas tartarugas marinhas foram ao encontro do mar, após o nascimento.

O Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), ONG que acompanha as espécies de tartarugas que desovam na região, fez o monitoramento da abertura de um ninho e soltura dos filhotes. De acordo com a bióloga Maria Ferreira, presidente do Instituto, foram 84 tartarugas soltas no mar da espécie Caretta caretta, popularmente conhecida como cabeçuda.

O Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMAR), ONG que acompanha as espécies de tartarugas que desovam na região.

A previsão é que ocorram novas solturas neste verão. “Estamos com um total de 118 ninhos sendo monitorados em Guanabara e nas praias da Boca da Baleia e Além”, informou Ferreira.

A Prefeitura de Anchieta irá informar no site e na página do Facebook os horários das próximas aberturas de ninhos. Mas as pessoas podem também entrar em contato com o IPCMAR para se informar e agendar visitas. O telefone é o 28 3536-3547.

A sede do instituto fica aberta de terça a domingo, das 8h às 18h. A visita é gratuita. Lá as pessoas podem conferir uma exposição com materiais biológicos, réplicas em tamanho original de ninhos e tartarugas marinhas, animais taxidermizados. Ainda é possível conhecer filhotes de tartarugas marinhas em tanques especiais.

Guanabara, praia preferida das tartarugas

A Praia da Guanabara, no litoral de Anchieta, apresenta grande incidência de desova de tartarugas da espécie Caretta caretta, e é hoje um ponto turístico de grande importância. Fica localizada entre Parati e Castelhanos, a 6 Km da sede do município. Possui 2,5 km de extensão. Seu acesso pode ser pela Rodovia do Sol ou por estrada de terra no sentido Parati X Anchieta.

IPCMAR – Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha | Telefone: 28 3536-3547

Comments are closed.