As ilhas de Guarapari são opções de passeios que apresentam uma vasta biodiversidade, com espécies variadas de aves, vegetação, piscinas naturais e ainda existe a possibilidade do turista mergulhar. Para os visitantes com mais disponibilidade de tempo e ávidos por variar seus momentos de lazer, um salto de apenas 12 quilômetros poderá levá-los à região de montanha da Cidade Saúde, garantida por lei como zona de preservação ambiental permanente. A área oferece uma gama de atrativos que reúne preservação ambiental, agro- turismo e belas cachoeiras.

Culinária

Em Meaípe, o turista pode encontrar a melhor moqueca capixaba da cidade. Foto: Divulgação.
Em Meaípe, o turista pode encontrar a melhor moqueca capixaba da cidade. Foto: Divulgação.

A culinária local também é espetacular. Os pratos a base de frutos do mar são os destaques, embora as montanhas e regiões rurais também apresentem bem viva a herança de seus antepassados, adeptos da polenta com galinha. A moqueca capixaba em Guarapari tem paladar especial e peculiar, assim como a famosa e tradicional Torta Capixaba. Outras iguarias a base de frutos do mar, como a Muma de Siri e a caranguejada também são destaques.

Cultura

Casa da Cultura. Foto: Divulgação.
Casa da Cultura. Foto: Divulgação.

Em Guarapari, as atrações não se resumem às belezas naturais e a culinária. História, cultura, artesanato e religião completam o mosaico de atrativos da cidade. São boas opções uma visita à Casa da Cultura – prédio secular que abrigou a Prefeitura, Câmara e Cadeia Municipal. O visitante poderá conhecer de perto um pouco da rica história da região.Também há opções de belos passeios e roteiros turísticos como o Cemitério São João Batista, que junto com a Gruta de Sant’Ana, o Poço dos Jesuítas, as ruínas e a antiga Igreja Matriz são pontos atrativos do município.