JB Padrão
Banner TOP

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, irá entregar neste sábado, às 8h, as obras de revitalização do acesso às Ruínas Jesuíticas, atrativo turístico que tem principal acesso pelo Rio Benevente. A revitalização contemplou a instalação de um novo píer, construção de um pórtico e restauração da passarela de 150 metros.

Uma caminhada até o atrativo será realizada no mesmo, a partir das 7h, com saída do Santuário Nacional de São José de Anchieta.

A revitalização contemplou a instalação de um novo píer, construção de um pórtico e restauração da passarela de 150 metros.

A prefeitura investiu cerca de R$ 66 mil para essa obra. A empresa responsável pela execução foi a Mafra ME. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins, a obra está dentro dos trâmites legais, respeitando a legislação ambiental e toda área de preservação que cerca as Ruínas. “É uma obra necessária e de importante valor turístico e cultural para Anchieta”, acrescenta Martins. 

Foram revitalizados com colocação de novas peças de madeira cerca de 150 metros da passarela, a fim de proporcionar mais segurança e comodidade aos moradores e turistas que frequentam o local. O investimento na obra faz parte do plano de uso de recurso de compensação ambiental para unidades de conservação.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins, a obra está dentro dos trâmites legais

“Esse recurso está nos cofres do município desde 2011. Agora elaboramos um plano que beneficiou as ruínas e também irá atender outras áreas ambientais do município, como a construção no Parque Sede RSD Papagaios no bairro Nova Jerusalém, que iremos iniciar as obras nos próximos dias”, explica o prefeito.

Sobre as Ruínas Jesuíticas. As Ruínas, localizadas à margem esquerda do rio Salinas, afluente do rio Benevente, se destacam do ambiente natural em que se situam não só pelo engenho humano que representam, mas, também pela imponência de suas formas, pela harmonia de suas proporções e pela sequência rítmica do conjunto de pilares e colunas, algumas redondas e outras quadradas.

A prefeitura investiu cerca de R$ 66 mil para essa obra.

Voltadas para a ponte, o atrativo, também chamado de Ruínas do Rio Salinas, emergem como um objeto na grande paisagem territorial que a envolvem. Composta de 32 colunas que, acredita-se também formava uma antiga salina clandestina.

Como Chegar. Situada a poucos quilômetros da cidade de Anchieta, no meio de um bosque de eucaliptos, pode-se chegar às ruínas pela estrada de rodagem ou pelo rio Benevente (principal acesso), sendo este um passeio agradável onde se pode apreciar a beleza da fauna e flora em torno do manguezal.

 2ª Caminhada das Ruínas. Dia 09/02, 07h – Percurso de 10 km por trilhas – sem limitação de idade | Inscrições na Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo
Institucional Basic Idiomas

Padrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here