A 17ª edição da caminhada Os Passos de Anchieta,  será realizada entre os dias 19 e 22 de junho. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa) com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).  Primeiro roteiro cristão das Américas, a caminhada resgata o trajeto percorrido pelo Padre José de Anchieta nos últimos anos de vida e já se consolidou como um dos mais importantes atrativos turísticos do Espírito Santo, com a expectativa de participação de quatro mil pessoas.

passosdeanchietaareiapretatadeubianconi
A caminhada resgata o trajeto percorrido pelo Padre José de Anchieta nos últimos anos de vida. Foto Tadeu Bianconi

Retomado há 13 anos, o roteiro é o quarto desse tipo existente no mundo – os outros três são os famosos caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.  Uma grande caminhada anual congrega centenas de andarilhos que a iniciam sempre no dia de Corpus Christi para concluí-la no domingo. No trajeto, é possível apreciar as paisagens que inspiravam o beato e mergulhar nas reflexões que a jornada oferece.

A caminhada é feita em quatro dias, divididos pelos seguintes trechos: no primeiro dia, de Vitória – cujo marco inicial é o Palácio Anchieta – à Barra do Jucu, em Vila Velha, quando são percorridos em média 25 quilômetros; no segundo dia, da Barra do Jucu até Setiba, em Guarapari, perfazendo 28 quilômetros; no terceiro, entre Setiba e Meaípe, percorrendo 24 quilômetros, ainda em Guarapari; e no quarto dia de Meaípe até Anchieta, num percurso de 23 quilômetros, finalizando o evento na Igreja Matriz do município.

Deixe seu comentário