Há dois dias do Dia do Padre, 04 de agosto, Guarapari recebeu um novo administrador da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o padre Odesio Costa. A posse do sacerdote aconteceu durante uma missa celebrada na Matriz Nossa Senhora da Conceição, com a presença do Bispo Dom Luiz Mancilla, diversos padres, diáconos, familiares do padre Odesio e a comunidade.

Padre Odesio sendo apresentado para a comunidade pelo bispo Dom Luiz Mancilla. Foto: Rafaela Patrício

Durante a cerimônia, o Dom Luiz afirmou que a vinda do padre para a cidade foi uma decisão de Deus. “Não só o padre, mas todos nós na vida somos conduzidos por Deus. Nós fazemos de maneira explícita com todos esses documentos e ritos da igreja, essa liturgia. Mas, caros irmãos e irmãs, o rumo e as coisas das nossas vidas não são fruto só das nossas decisões. Se dependesse só de nossas decisões, seriam mais coisas erradas. O Senhor nos conduz e, portanto, a vinda do padre Odesio é porque Deus o trouxe aqui e ele sabe o porquê e como. O padre vem como pai para ajudar a família a caminhar para Deus”.

Padre Manoel David deu as boas-vindas para o novo sacerdote e afirmou que “Vamos fazer o que estiver em nosso alcance para que o senhor possa desempenhar bem o seu ministério aqui nessa paróquia. É uma área desafiadora, porque você já teve a experiência de estar aqui em outras épocas e viu que em determinados momentos, a população do nosso município quase triplica, mas, acima de tudo é um povo muito bom. Isso não significa que tudo são flores, significa que todos são gente e tem uma vontade grande de acertar. Mas, às vezes, também a gente não faz tudo certo. Então que você seja bem-vindo em nossa área, em nosso município e, acima de tudo, porque está assumindo pela primeira vez uma paróquia da Grande Vitória”.

Em seu discurso de posse, o padre Odesio agradeceu a presença dos padres, de seus familiares, das autoridades e da comunidade presente e falou sobre a missão que estava assumindo. “Tenho consciência da importante missão que me é confiada nesta noite. Assumo hoje a administração e a pastoral dessa amada paróquia. Contudo, consciente de que o pastoreio de uma proporção do povo de Deus se faz necessário ver o bem sempre da coletividade. Sem, no entanto, esquecer a pessoa em particular e os seus dramas, suas dificuldades pessoais.  Por alguns anos com o clamor de Deus estarei como administrador dessa paróquia pastoriando os grupos, as pastorais, os movimentos e serviços que usem o nome de católicos”.

Em seu discurso de posse padre Odesio prometeu dar continuidade ao trabalho dos antecessores.

O sacerdote disse ainda que vai dar continuidade aos trabalhos já realizados na igreja. “Procurarei com toda certeza sempre exercer meu ministério com diálogo com todos, respeitando-os nos seus trabalhos, nos seus carismas. A nossa missão nessa igreja será de continuidade. Pois sei reconhecer e respeitar a história, a memória e as conquistas alcançadas por meus predecessores. Coloco-me a disposição para melhor servir e o farei obedecendo ao plano diocesano da pastoral. A minha consciência e a promessa de obediência ao bispo buscando sempre a justiça e o bem da comunidade”, disse o padre.

Perfil. Padre Odesio Costa é natural de Itaguaçu. Se formou em Filosofia e Teologia e foi ordenado padre em Teixeira de Freitas, na Bahia. O sacerdote ficou quase 12 anos na Bahia e retornou para o Espírito Santo no ano passado. Antes de assumir a administração da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, ele foi vigário na Paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha, Vitória.

Em entrevista ao Portal 27, antes de ser empossado, o padre afirmou estar muito feliz com sua nova missão. “Recebi a proposta de vir para cá como administrador paroquial e aceitei de muito bom grado. Foi um presente de Deus vir para uma paróquia tão boa e da virgem da Conceição. Então estou muito feliz de estar aqui hoje sendo empossado como administrador dessa paróquia”.