A equipe da Coordenadoria da Odontologia Municipal de Alfredo Chaves realiza hoje, às 13h20min, na Escola Família Agrícola (Mepes), uma palestra para os alunos da instituição. A dentista Renata Giuri irá dar dicas de higienização e saúde bucal para cerca de 40 alunos do ensino fundamental. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o trabalho de prevenção e tratamento em saúde bucal é realizado nas comunidades, nas Estratégias de Saúde da Família, na Clínica Odontológica Municipal e nas escolas. “A promoção em saúde bucal também se dá por meio de palestras, escovação, distribuição de escovas, creme dental além de busca ativa da cárie em todas as unidades educacionais que resultou na diminuição do índice”, disse a coordenadora Carla Anunciata.

dentista

Hoje a população alfredense conta com uma equipe de profissionais com nove dentistas que realizam atendimentos a toda o município. Na localidade de Matilde e de Iriritimirim, por exemplo, os atendimentos são feito duas vezes por semana. Em Vila Nova de Maravilha é feito quinzenalmente de devido a demanda menor. Já nos distritos de Sagrada Família, Ibitirui, São João de Crubixá, Aparecida e São Bento de Urânia a equipe odontológica faz visita uma vez por semana. Em todos estes locais os alunos tem prioridade nos atendimentos.

Na sede, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) do bairro Parque Residencial Alfredo Chaves (Cajá) e do centro disponibilizam atendimentos para os usuários todos os dias. Na Clinica Odontológica Municipal os procedimentos são prioritários para as pessoas que não disponibilizam de atendimentos em saúde bucal nas suas comunidades. A população que trabalha de dia não fica descoberta, pois tem prioridade e pode acessar o serviço odontológico a noite.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, outra grande conquista para o município é o atendimento especializado em ododontia iniciado no ano passado. Com esta especialidade o paciente tem direito ao tratamento de canal, cirurgia de terceiro molar, periodontia (tratamento gengival), radiologia, biopsia e atendimento a pacientes especiais.

Deixe seu comentário