A disputa eleitoral em outubro deve apresentar quatro nomes em Piúma: o atual prefeito, Samuel Zuqui; a vereadora Martha Scherrer; a ex-vereadora Fernanda Taylor e o pastor Moacir Lima. O ex-prefeito Ricardo Costa, líder do principal grupo de oposição, teve as contas rejeitadas pela Câmara, e deve ficar fora da disputa.

O prefeito Samuel Zuqui (PMDB) é aliado do governador Paulo Hartung. Com uma administração transparente e sem escândalos de corrupção, ele marcou uma diferenciação em relação à administração anterior, do ex-prefeito Ricardo Costa, denunciada por escândalos de corrupção, desvios e obras mal planejadas e mal executadas.

Candidatos Piúma
Moacir, Martha, Samuel e Fernanda

A tarefa principal de Samuel é marcar essa diferenciação, mas apontar para a frente, dando esperança à população de mais obras e serviços de qualidade. Samuel precisa acima de tudo sinalizar claramente a realização da principal obra do município atualmente: a revitalização da bonita orla de Piúma, considerada crucial para a expansão do turismo.

Ricardo Costa
O ex-prefeito Ricardo Costa, líder do principal grupo de oposição, teve as contas rejeitadas pela Câmara, e deve ficar fora da disputa.

Martha. A vereadora Martha Scherrer é de família tradicional em Piúma. Seu pai, o ex-prefeito José de Vargas Scherrer foi o primeiro prefeito do município. Seu irmão Isaías Scherrer, já falecido, tinha fama de ser um trabalhador incansável, e foi um prefeito bem avaliado pela população. Ou seja, Martha é portadora de uma “grife” familiar relevante.

Fernanda. Fernanda Taylor(DEM) foi vereadora e presidente da Câmara. Estava no grupo do prefeito Samuel Zuqui, atuou como secretária de Cultura. Tem um trunfo familiar também relevante: a família Taylor remonta à história da fundação do município, dos engenheiros ingleses que receberam concessão de terras do imperador Pedro 2º. Seu pai já foi prefeito, e para se manter em evidência, Fernanda precisa ser candidata, ou a prefeita, ou a vice na chapa de Samuel.

Moacir. Estreante em política, Moacir é um empreendedor nato. Criador da rede de lojas “Rancho dos Queijos”, Moacir está no PRTB, e pode ser candidato a prefeito ou a vice, tanto em uma eventual chapa com Martha, ou com Ricardo, se ele viabilizar sua candidatura. No momento Moacir tem principalmente apoio dos membros da sua igreja, e de algumas lideranças evangélicas.

Por João Carmo

João Carmo
João Carmo é jornalista em Piúma e editor do jornal Litoral Sul Capixaba.