O Portal 27 Comunidades recebeu reclamações de moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima sobre a falta constante de água, a falta de pavimentação e o excesso de lama quando chove, que dificulta o ir e vir dos moradores diariamente. Há ruas que ficam intransitáveis quando a lagoa de uma das ruas transborda.

Torneiras ficam secas em boa parte do dia.

Os moradores contam que equipes da Cesan já foram inúmeras vezes no bairro para tentar resolver o problema, mas até hoje não foi solucionado. “Passamos por isso o ano todo. A equipe da Cesan vem direto aqui no bairro com o mesmo assunto, de que vão trocar o cano, e que até o final do ano o serviço será feito. Mesmo a gente fazendo abaixo assinado, nada se resolve”, explica a moradora Marcela Araújo

Ela conta ainda que durante o ano todo é assim. “A água chega as 7:30, nem conseguimos fazer nada direito já que ela acaba e só retorna as 20:30 da noite. Nós moradores estamos cansados de ter que adiar nossos afazeres por essa falta de água”.

Outro fator que vem incomodando os moradores da região é a falta de pavimentação. Vans escolares, carros e pedestres não conseguem transitar pelas ruas quando chovem, já que o excesso de lama faz os carros atolarem e perder a aderência.

Quem está a pé, também fica com dificuldade de andar. Tem lugares no bairro que vans escolares não conseguem passar porque derrapam com a quantidade de lama. “O asfalto existe até um certo trecho do bairro. Mas isso foi até onde fica uma parte do ‘Minha casa, Minha vida’. Depois disso é só buraco e lama”, declara Marcela.

Já os moradores da rua 16 vem se queixando da lagoa que tem por ali. Eles contam que quando chove a lagoa transborda, fazendo com que a lama aumente sua quantidade impedindo caminhões de lixo de passar pelo local.

A lagoa da Rua 16 que quando chove, transborda. Foto enviado pelo aplicativo do whatsapp.

Nós informamos as reclamações dos moradores à prefeitura, que por sua vez disse que uma equipe da Secretaria Municipal de Obras – SEMOP irá ao local para verificar a situação e incluir a via no cronograma de atendimento da Secretaria.

Já a Cesan informou que “desenvolveu um estudo e depois um projeto de melhoria do abastecimento no bairro Nossa Senhora de Fátima, que já está concluído, com obras previstas para 2018. Entretanto, o abastecimento dos moradores da região já vem sendo avaliado pela Cesan há algum tempo, e algumas soluções técnicas foram implantadas pela área operacional para evitar a intermitência no fornecimento de água e que deram resultados. Durante todo este ano só há apenas cinco registros de falta de água no bairro no sistema de atendimento ao cliente da Companhia”.