Na tarde desta quarta-feira (24) o governador em exercício César Colnago e o prefeito Edson Magalhães visitaram a obra do muro de contenção em Meaípe. A construção orçada em R$ 598.941,71 teve início no dia cinco de setembro do ano passado e inicialmente estava prevista para ser entregue em seis meses, mas ficou pronta antes.

Os vereadores Wendel Lima e Alexander Bigossi; o presidente da Cesan Pablo Andreão, o deputado federal, Lelo Coimbra; o governador em exercício César Colnago; o prefeito Edson Magalhães; a deputada estadual, Luzia Toledo e os vereadores Dito Xaréu, Clebinho Brambati e Zé Preto. (dá esquerda para direita). Foto: Rafaela Patrício

O governador em exercício, César Colnago, enfatizou que a agilidade das obras para refazer o muro e a rua, garantiu o verão em Meaípe. “O verão está sendo muito mais animado, com muito mais turistas, e todos com um ânimo melhor. A recomposição da rua que ampliou o espaço também foi importante”, disse.

E completa. “O prefeito Edson Magalhães aplicou os recursos de maneira rápida. Nós entregamos e ele opera. Em Meaípe foi uma obra em tempo recorde, de 58 dias. É uma exceção no Brasil de um modo geral”, afirma o Colnago.

O prefeito Edson Magalhães afirmou que o projeto de reurbanização da praia de Meaípe já foi enviado para o governo, de onde aguarda recursos para o início das obras. “O projeto já está no governo federal. Temos R$ 2 milhões já empenhados, e estamos aguardando para fazer as primeiras intervenções. Temos um projeto para Meaípe desde 2010 e se trata de um projeto de reurbanização de toda a praia e com travessia para o outro lado para que possamos fazer a integração de toda área gastronômica”, declara o prefeito.

A construção do muro de contenção ficou pronta antes do prazo previsto. Agora o prefeito Edson Magalhães pretende reurbanizar a orla. Foto: Rafaela Patrício

Além da reurbanização, o projeto contempla um calçamento para a rua e existe a proposta de fazer o primeiro festival de frutos do mar todas sextas e sábados do mês de dezembro, que vai ser uma atração diferenciada, segundo o gestor, com o intuito de aumentar a renda não somente dos comerciantes, mas, sobretudo daqueles que tem seus negócios de forma informal na orla.

O deputado federal Lelo Coimbra afirmou que vai ajudar a buscar recursos junto ao Governo Federal para a reurbanização da orla. “Nós vamos conversar com o governo sobre esse projeto e buscar junto ao Ministério da Integração os recursos para o projeto, inclusive, para o engordamento. Só que como o engordamento da praia é uma obra de dragagem cara podemos trabalhar parcerias para que possamos ter um processo de engordamento dessa praia dentro de um projeto qualificado, mas isso é planejado usando recursos do Estado, da União e de parcerias público privadas”.

A deputada estadual Luzia Toledo fez elogios a obra. “Estive aqui no domingo e agradeci a Deus por essa obra. Quero dar os parabéns ao Governo do Estado, ao prefeito Edson Magalhães e a sociedade como um todo. Os comerciantes e nossos turistas estão felizes e nós que somos do Espírito Santo também”.

Para os comerciantes o muro tem 300 metros de extensão e 4,5 metros de altura ajudou Meaípe a recuperar o turismo. Fotos: Rafaela Patrício

O comerciante Nhozinho Matos afirmou que a obra melhorou o turismo na região. “Essa obra foi importante demais para nós de Meaípe porque a imagem daqui para o turismo estava destruída. Felizmente com a reconstrução desse muro levantou a moral da praia de Meaípe e do turismo de Guarapari. As pessoas pensavam que Meaípe tinha acabado, mas não acabou. Continua firme e forte para servir o turista”.

Outro comerciante que está satisfeito com a obra é o Fábio Castro. “O movimento melhorou bastante e quero agradecer o prefeito e o governador por ter feito essa obra tão rápido. Agora com essa nova obra que o prefeito falou vai melhorar ainda mais e Meaípe merece”.

Comments are closed.