Em tempos de combate ao Aedes aegypti, principalmente agora, com toda a atenção voltada ao zika vírus, a Prefeitura de Guarapari agiu rápido e anunciou medidas em forma de mutirões de combate ao mosquito.

Paralelo a isso, o Executivo Municipal fez reuniões com a população e a imprensa e confeccionou panfletos na tentativa de conscientizar a população sobre a eliminação de focos do mosquito. O grande problema é: mesmo com toda a mobilização nacional alertando sobre os perigos do mosquito, no panfleto não consta qualquer informação básica sobre como agir para combater o transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Foto: Gessika Avila/Portal 27
Foto: Gessika Avila/Portal 27

Nossa equipe percebeu que o conteúdo do panfleto diz apenas que o mosquito deve ser combatido e declara guerra contra ele, convidando a população para entrar nessa luta. Observando o panfleto, tanto na frente como no verso, o material não apresenta qualquer instrução sobre como eliminar os focos ou até mesmo se proteger contra a picada do mosquito.

Resposta

Foto: Gessika Avila/Portal 27
Foto: Gessika Avila/Portal 27

Entramos em contato com a prefeitura para saber qual Secretaria foi a responsável pela produção do panfleto, quantos foram confeccionados e qual o valor gasto nessa confecção. Ainda pedimos um esclarecimento sobre a produção do panfleto, que, como já dissemos, não contém instruções de combate ao mosquito e nem mesmo algumas informações sobre os principais sintomas da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Reforçamos o contato por telefone, e a Secretaria Municipal de Comunicação nos informou que não haveria possibilidade de uma resposta para nossos questionamentos no momento, pois o órgão está envolvido justamente no mutirão de combate ao mosquito, que começa amanhã (11).